logo RCN

VENTOS FORTES CAUSAM DANOS E DESTRUIÇÕES PELA REGIÃO

No Rio Grande do Sul dois óbitos foram registrados, além dos danos materiais.

O temporal que atingiu os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina na segunda-feira (11), causou estragos e duas mortes. Os dois óbitos ocorreram nos municípios de Ciríaco e Sarandi, ambos no Norte do estado do Rio Grande do Sul.

De acordo com o boletim da Defesa Civil, 984 residências tiveram algum tipo de dano em função da chuva e vento forte. As principais ocorrências se referem a destelhamento, quedas de árvores e postes. Em Mampituba, o local mais atingido foi a comunidade de Roça da Estância, destelhando casas e a Escola Martimiano ferreira Alves.

Cidades de SC registram chuva e vendaval

O forte vendaval na região de segunda-feira, dia 11, atingiu pelo menos seis cidades de Santa Catarina. De acordo com a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), a Serra do Rio do Rastro, na SC-390 em Lauro Müller, ficou interditada das 17:30h às 18:30h, devido à queda de pedras e árvores sobre a pista. Houve também muitos estragos, destelhamentos, árvores arrancadas e quebradas e postes, fios de luz no chão. 

VENDAVAL CAUSA DANOS A REDE ELÉTRICA E PREJUÍZOS À CEPRAG

Na cidade de Praia Grande o vento forte destelhou residências, quebrou árvores, interditou estradas e causou danos à rede elétrica.

Segundo o funcionário da Ceprag Lucas Dalpont, 13 equipes estão trabalhando desde segunda-feira, dia 11 quando aconteceu o vendaval recuperando os transmissores queimados, redes e postes caídos em decorrência do vento forte. "O município de Praia Grande foi o mais atingido pelo forte vento e a chuva que caiu na região, queimou transformadores e derrubou postes e redes de luz. No município as comunidades de Fortaleza, Rio do Boi, Mãe dos Homens, Zona Nova, Bairro Leão, Centro e outros bairros ficaram no escuro por danos na rede", disse Lucas, lembrando que em São João do Sul o fenômeno também foi registrado com prejuízos nas comunidades de Glorinha, Sociedade e Timbopeba. "13 equipes trabalharam no início da semana para restabelecer a energia elétrica a todos os associados da Cooperativa", disse Lucas.

SECRETARIA DE OBRAS DE PRAIA GRANDE TRABALHA NA RECUPERAÇÃO DOS ESTRAGOS

A Administração Municipal de Praia Grande, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Obras e Defesa Civil do município buscam solução para os desabrigados pelo vendaval. "As fortes chuvas acompanhadas de vento forte na noite de segunda-feira, 11, causaram estragos nas lavouras e destruíram redes de luz. Todas as secretarias de Praia Grande passaram a noite de segunda-feira de plantão e atentos devido aos chamados com casas destelhadas, árvores arrancadas e muitos postes caídos com perigo iminente às pessoas", informou o prefeito Municipal de Praia Grande Henrique Maciel.

Para o diretor de Obras Joraci Dias de Oliveira, os funcionários da Secretaria de Obras trabalham sem parar desde o ocorrido para recuperar estradas, cortando árvores caídas, galhos nas ruas e estragos em toda parte. "Os funcionários da Prefeitura e da Defesa Civil estão unidos fornecendo lonas para cobrir as casas, escolas e galpões. Até o momento não temos ainda os números exatos dos prejuízos, que estão sendo levantados pela EPAGRI e a Prefeitura, mas sei que as perdas foram enormes aqui no município", disse o diretor Joraci.

"Estava em minha casa sozinha quando começou aquele vento e chuva forte, de repente ouvi um barulho forte e vi o que estava acontecendo, o telhado da casa com comeeira e tudo voou e começou a chover por todo lado, causando estragos nos móveis e eletrodomésticos que ficaram molhados", relatou a moradora da Rua Abel Esteves de Aguiar, do Centro de Praia Grande, Maria Scariot que teve sua casa danificada pelo vendaval.

Segundo o secretário de Agricultura Avenir de Oliveira (Alemão), as culturas mais prejudicadas na região foram a banana e o maracujá. "O forte vento e a chuva duraram das 16:00 às 17:00h, foi pouco tempo, mas causaram muitos estragos. Os bananais caíram e foram arrancados com pé e tudo, também os plantadores de maracujá tiveram prejuízos enormes com os tendais e os frutos no chão", relatou Alemão.

Os bombeiros da região confirmaram as ocorrências com casas destelhadas, queda de árvores e danos à rede elétrica, mas sem nenhum caso de morte ou ferimento, apenas com registro de prejuízos materiais, como o que aconteceu na propriedade do senhor Antônio Porto na Comunidade de Furacão, Passo de Torres, onde um raio também matou 04 cabeças de gado.


JORACI ASSUME A SECRETARIA DE OBRAS DE PRAIA GRANDE Anterior

JORACI ASSUME A SECRETARIA DE OBRAS DE PRAIA GRANDE

PRESIDENTE DO SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS CONVIDA PARA ASSEMBLEIA Próximo

PRESIDENTE DO SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS CONVIDA PARA ASSEMBLEIA

Deixe seu comentário