VI FÓRUM CATARINENSE DE GESTORES MUNICIPAIS DE CULTURA

Com a participação de gestores de mais de 80 municípios, a programação do evento trouxe diferentes temáticas voltadas às questões culturais do estado.
Durante os dias 29 a 31 de março se realizou o VI Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura. O evento foi realizado pela Prefeitura de Chapecó no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, por meio da Secretaria de Cultura, em conjunto com o Conselho de Gestores Municipais de Cultura (CONGESC), Federação catarinense de Municípios (FECAM), Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC) e demais associações de municípios de Santa Catarina com o envolvimento direto dos Colegiados de Cultura. A Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (AMESC) esteve presente com a participação do gestor de Cultura de Passo de Torres e conselheiro do CONGESC, Jaime Luis Batista e outros gestores. Estavam ainda presentes representantes do Ministério da Cultura, da Fundação Catarinense de Cultura e Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina.
A programação trouxe diferentes temáticas voltadas às questões culturais, dentre elas importantes debates sobre a articulação das políticas públicas voltadas à cultura, assuntos como formulações de políticas públicas, desafios da implementação das ferramentas de gestão, sistema municipal de cultura e seus elementos constitutivos e ainda, as formas de execução das ações culturais, foram debatidos com o público. Nas oficinas ainda foram trabalhadas temáticas como conhecimentos da gestão museológica, instrumentos necessários para viabilizar parcerias e projetos criativos, dentre eles o projeto Brique Mais Cultura em Passo de Torres, evento que acontece todos os sábados na Praça dos Pescadores, com realização da Secretaria de Educação e Cultura e Sociedade Civil.
De acordo com o gestor de Cultura de Passo de Torres Jaime Batista, "o fórum trouxe ânimo aos participantes para que retornem aos seus municípios para desenvolver as atividades e os projetos com mais entusiasmo. Estamos esperando pela Lei do Sistema Estadual de Cultura que ainda não foi aprovada, mas não podemos parar, temos que desenvolver nossas atividades com a sociedade civil de melhor maneira possível. A AMESC está fazendo sua parte, pois temos os planos de Cultura e Turismo para colocar em prática em todos municípios que integram o colegiado. A cultura tem que estar nas pautas dos municípios e também é necessário um olhar com atenção especial ao panorama cultural do estado, para que realmente as ações e valorização das expressões aconteçam", finaliza Jaime. Paralelo aos trabalhos do fórum, aconteceu a feira multicultural, café campeiro e apresentações culturais de todo o Oeste Catarinense.

Deixe seu comentário