logo RCN
Eleições 2020

MOISÉS LIMA MATOS E DÉBORA FERNANDES - PT

O microempreendedor Moisés Lima Matos, 40 anos de idade, solteiro, formado em Administração, com habilitação em administração hospitalar pela UNISINOS e Ciências Econômicas pela UFRGS é o candidato a prefeito pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Natural de Torres, seu primeiro contato com a política foi através das pastorais da terra, onde sempre atuou nas causas sociais. Ainda atuou em movimentos estudantis e sindicais, movimento de empreendedorismo júnior e movimento de mulheres.

Moisés tem como candidata a vice-prefeita, Débora Lupim Fernandes, 48 anos de idade, solteira, formada em pedagogia, com especialização em metodologia do ensino. Atualmente atua como produtora cultural, com edições de livros. Ela foi a primeira mulher presidente do Grêmio Estudantil na extinta escola Cenecista e sempre esteve envolvida com a cultura de Torres e da região. Foi ainda presidente do PT de Torres por um mandato e atua na ONG Onda Verde e na coordenação do Movimento Torres Além Veraneio.

Informativo Regional - Quais os motivos que  levaram o senhor a colocar seu nome como candidato a prefeito de Torres? 

Moisés - A conjuntura atual exige uma representação que reflita os anseios dos movimentos sociais e que lutem e defendam a nossa democracia e nossos direitos, e repilam qualquer tipo de pensamento neofascista ou contra as políticas públicas e a atuação do Estado em seu papel principal. Diante do sofrimento da nossa gente, através de perdas em conquistas antigas, queremos mostrar que existe um outro caminho, com diálogo com toda a sociedade, e com um olhar para questão social muito atento, vamos trabalhar em prol da justiça social, resgatando a dignidade do nosso povo.

IR - Diante da crise financeira que atinge os municípios, estados e o país devido o Coronavírus, como você planeja realizar os projetos necessários para o Município de Torres após a pandemia? 

Moisés - Queremos criar uma secretaria de captação de recursos e desenvolvimento, para atuar na atração de fundos para que o Município possa estar utilizando. Vamos também trabalhar a questão tributária, num pacto que dê mais autonomia financeira para os municípios, respeitando o pacto federativo, para transformar a sociedade, afinal município com economia diversificada, tem arrecadação boa e forte. Em Torres atualmente vivemos do turismo 03 meses no ano, queremos trabalhar com o turismo o ano todo, fortalecer a economia, através da captação de empresas, diversificando a economia, criar um parque tecnológico, para atrair empresas, e nesse local incubar empresas locais, para gerar renda. Vamos buscar o crescimento para todo o município, e não apenas para alguns grupos.

IR - A cidade de Torres é conhecida como a mais bela praia do Rio Grande do Sul, o que você pretende fazer para difundir ainda mais o turismo do município?  

Moisés - O turismo precisa ser levado a sério. Consideramos que atualmente o turismo aqui está muito tímido, precisamos criar competições esportivas e atrativos gastronômicos e culturais que irão movimentar a economia.

Na questão cultural devemos preservar o patrimônio histórico, somos um grande polo musical, com mais de 30 bandas, assim precisamos realizar um trabalho de recuperação da história de Torres e do Rio Grande do Sul. Temos grandes campeões torrenses na área do surf, precisamos incentivar o ciclismo, canoagem e diversos outros esportes, que assim gerariam renda e visibilidade para o Município. O turismo rural e o turismo de aventura, que está em crescimento, também precisam ser levados a sério, criando entretenimento, lazer e atividades para todos os níveis de públicos, tanto para jovens quanto para idosos. Não podemos ficar com o turismo somente no verão, temos que ser criativos.

IR - Quais são os seus principais projetos para o município? 

Moisés - Temos vários projetos, na saúde por exemplo precisamos modernizar o atendimento, criar métodos de atenção básica e fortalecer o SUS, garantindo o acesso de todas as pessoas à saúde. Na educação precisamos que a escolha do diretor das escolas seja feita pela comunidade escolar; no serviço público temos que ter mais respeito e valorização aos servidores, criar oportunidades de aperfeiçoamento, visando qualificar o cidadão. Na segurança precisamos regulamentar a profissão de guarda municipal, para ampliar a sua atuação e valorizar as políticas públicas, para criança, juventude, mulheres, idosos e para isso é necessário ouvir a sociedade. Colocar pessoas competentes nos cargos e através do orçamento participativo, as pessoas decidirão onde e como os recursos serão aplicados, numa forma democrática de ampliar a transparência. Na agricultura apoiar a agricultura familiar e a agroecologia. A regularização fundiária também é algo urgente em nosso município. Famílias inteiras não possuem acesso à água potável, energia elétrica regular e serviços públicos. Trabalharemos para mudar essa realidade em Torres.

IR- O que as pessoas podem esperar da sua administração? 

Moisés - As pessoas podem esperar da nossa administração muita ética, transparência, participação popular, cidadania e democracia, ouvindo toda a população.

IR - Para encerrar, deixe uma mensagem ao povo de Torres. 

Moisés - Nós temos a oportunidade de fazer uma grande mudança no nosso Município, precisamos renovar a política torrense, e dessa maneira, renovar as soluções que são apresentadas para sociedade, fazendo isso de uma maneira que a população seja parte do processo. O orçamento participativo é um exemplo disso, representa essa mudança, onde a população estará atuando junto com os gestores.

Somos pessoas comprometidas, queremos a oportunidade de governar Torres junto com vocês. Vote Moisés e Debora, vote 13 para prefeito e vote também nos nossos candidatos a vereadores.

ALESSANDRO BAUER PEREIRA E JEFERSON SANTOS  'TORRES DA NOSSA GENTE' Anterior

ALESSANDRO BAUER PEREIRA E JEFERSON SANTOS 'TORRES DA NOSSA GENTE'

CARLOS ROBERTO M. MONTEIRO (TUBARÃO) E GISA WEBBER 'TORRES PRA TODOS' Próximo

CARLOS ROBERTO M. MONTEIRO (TUBARÃO) E GISA WEBBER 'TORRES PRA TODOS'

Deixe seu comentário