SUCESSO NA SEMANA ACADEMICA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL EM PRAIA GRANDE |
PROGRAMAÇÃO ANUAL DE SAÚDE (PAS) 2025 É APRESENTADA NA CÂMARA DE VEREADORES DE SANTA ROSA DO SUL
O Relatório da Programação Anual de Saúde (PAS) é um documento que detalha as ações e metas a serem realizadas para cumprir os objetivos estabelecidos no Plano Municipal de Saúde.
A secretária Municipal de Saúde de Santa Rosa do Sul, Tacília Ferraz de Matos apresentou na segunda-feira (21) na sessão da Câmara de Vereadores, o relatório da Programação Anual de Saúde (PAS) 2025. O documento detalhado pela secretária mostrou as ações e metas para a saúde no Município. Relatou as principais diretrizes para garantir serviços de saúde com qualidade e tempo adequado, ofertas de serviços especializados, promoção e prevenção de doenças, atenção ao idoso e portadores de doenças crônicas e cuidado com a atenção psicossocial.
Entre as ações de saúde oferecidas no 1º quadrimestre de 2025, a Secretaria Municipal de Saúde de Santa Rosa do Sul realizou 13.309 consultas médicas, 411 consultas em pediatria, 358 consultas ginecológicas, 8.598 consultas de enfermagem, 20.185 atendimentos técnicos de enfermagem, 1.816 consultas em psicologia, 506 consultas em psiquiatria, 3.317 atendimentos em fisioterapia, 296 consultas nutricionista, 532 atendimentos fonoaudiólogo, 274 neuro-psicopedagogo, 190 terapias integrativas, entre outros atendimentos.
A secretária ainda refletiu sobre o trabalho realizado como a campanha de vacinação, os mutirões de exames que estão sendo realizados para garantir o acesso aos diagnósticos de doenças graves, a atenção dada aos grupos de vida ativa, dor crônica, força feminina e casa lar. Relatou sobre a contratação de profissionais de saúde para melhor atender a população, a abertura da farmácia municipal na comunidade de Vila São Cristóvão, a nova Unidade Básica de Saúde em Peroba e lembrou do projeto para implantação de uma nova UBS no Parque Rosita com um investimento em saúde nos primeiros 04 meses de 2025 de R$ 4.668.127,18.
A Programação Anual de Saúde (PAS) 2025 de Santa Rosa do Sul trabalha com:
Diretrizes: Orientações gerais sobre as ações de saúde a serem desenvolvidas.
Objetivos: Metas específicas a serem alcançadas em relação às diretrizes.
Ações: Detalhamento das atividades que serão realizadas para atingir os objetivos.
Indicadores: Ferramentas para monitorar o progresso e avaliar o alcance das metas.
Alocação Orçamentária: Detalhamento de como os recursos financeiros são distribuídos para cada ação.
Indicações apresentadas
Na Sessão Ordinária da Câmara além da explanação detalhada da secretária de Saúde, Tacília Ferraz de Matos, apresentando o PAS 2025, ainda foram apresentadas em plenário, as seguintes indicações: Indicação PL nº 0015/2025 de autoria do vereador Gilberto da Silva Inácio que solicita a instalação de lixeiras comunitárias no Bairro Parque Rosita, em toda a extensão da Avenida 04 de Janeiro e, Indicação PL nº 014/2025 de autoria do vereador Josimar Paulo dos Santos solicitando instalação de duas goleiras de futebol society com rede, para aproveitamento do espaço do campo de onze, localizado na comunidade de Vila Nova, com o objetivo de proporcionar conforto e lazer, além de incentivar ainda mais as crianças e os adolescentes à pratica do esporte.
Expediente dos vereadores
Entre os assuntos abordados no expediente dos vereadores, o presidente da Câmara, vereador Jailson, mostrou-se preocupado com a baixa procura por parte da população feminina por atendimento de saúde em consultas ginecológicas e exames preventivos e ainda, solicitou atenção por parte da Secretaria Municipal de Educação sobre o projeto educacional para contemplar com melhores condições de trabalho os segundos professores do Município. Também se manifestaram falando de seus projetos e indicações, os vereadores André, Valmir, Lelo, Gilbertinho, Josimar, Ivo Damiani e Matias.
Participaram da sessão, o presidente da Câmara vereador Jailson Mota Luiz e os edis Jorge Fernandes Pagani, Ivo Damiani, André Leonardo Machado da Luz, Valmir Hogenio de Matos, Josimar Paulo dos Santos, Juarez Lopes da Silva (Lelo), Matias Naor da Cunha Cardoso e Gilberto da Silva Inácio (Gilbertinho). Também estiveram presentes, a secretária Municipal de Educação Cleonice D’Ávila, a equipe de saúde municipal e um grupo de 2º professor do Município buscando melhores condições salariais ao setor.
Deixe seu comentário