logo RCN
Andréa da Luz – Assessoria de Comunicação SAMU/FAHECE

ATENDIMENTOS DO SAMU EM SANTA CATARINA ULTRAPASSAM 205 MIL EM 2025

  • Divulgação/SES -

Com atendimentos ampliados por terra e pelo ar, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Santa Catarina fechou o ano de 2025 com 205.454 ocorrências atendidas. O número representa um crescimento de 4,7% em relação a 2024, quando foram registrados 196.203 atendimentos no estado, entre Unidades de Suporte Avançado (USA) e Básico (USB), serviço aeromédico e transportes inter-hospitalares.

Desde 2023, o Samu vem passando por uma série de investimentos com recursos do Governo do Estado que ultrapassam os R$ 650 milhões, o que tem contribuído para a ampliação dos atendimentos e menor tempo resposta. Entre as aquisições estão 100 ambulâncias novas, 12 motolâncias, 5 mil peças de uniformes e equipamentos.

“Todas essas ocorrências representam muito mais do que números. Elas refletem o compromisso do Samu com a organização da rede de urgência e emergência e com a garantia de uma assistência rápida, humanizada e resolutiva. Hoje, conseguimos oferecer cobertura em 100% do território catarinense por meio do telefone 192, assegurando que qualquer cidadão, em qualquer região do estado, tenha acesso imediato ao socorro quando precisa”, destaca o superintendente de Urgência e Emergência da SES, Marcos Antônio Fonseca.

De janeiro a dezembro de 2025, foram realizados mais de 43.303 mil atendimentos por USA, 158.174 mil por USB, além de 485 missões aeromédicas e 3.492 mil transportes inter-hospitalares. O Suporte Avançado apresentou aumento de 5,4% em comparação a 2024, enquanto o Suporte Básico teve alta de 3,5%.

O volume de chamadas para o 192 também acompanhou essa tendência, com 914.106 ligações em 2025, um aumento de 4,5% frente ao ano anterior.

“Os números refletem o compromisso diário das equipes do SAMU em oferecer um atendimento ágil, seguro e qualificado à população catarinense. Esse crescimento também reforça a importância do fortalecimento contínuo da rede de urgência e emergência, por meio de planejamento, investimentos permanentes e da capacitação constante dos profissionais que atuam no atendimento pré-hospitalar”, avalia a diretora-geral do Samu/Fahece, Carla Birolo Ferreira.

Ocorrências cardiovasculares lideram os atendimentos

As principais causas de atendimento são queixas cardiovasculares (mais de 37 mil), ocorrências neurológicas (mais de 30 mil) e respiratórias (mais de 20 mil), tanto no Suporte Avançado quanto no Básico. Acidentes de trânsito e quedas também figuram entre os atendimentos mais frequentes.

Segundo o diretor técnico do Samu, Bruno Quercia Barros, o aumento das ocorrências se deve ao crescimento populacional, à maior exposição a fatores de risco ou comorbidades e ao aumento da expectativa de vida da população. Ele destaca ainda que, durante o verão, é comum o aumento de casos de quedas, acidentes de trânsito e viroses gastrointestinais.

Atendimento da USA cresce no Meio-Oeste e Foz do Rio Itajaí

As macrorregiões que registraram maior crescimento no número de atendimentos de USA em 2025 foram o Meio-Oeste, com alta de cerca 30% em relação a 2024, e a Foz do Rio Itajaí (20%). “O aumento se deve à implantação da quinta base operacional da USA no Meio-Oeste, em Concórdia, além do crescimento da população flutuante na região da Foz do Rio Itajaí”, explica o diretor Bruno Quercia. 

Apesar disso, o maior volume absoluto de atendimentos em suporte avançado foi registrado na região Norte/Nordeste, com mais de 7,8 mil ocorrências em 2025.


ANVISA PROÍBE VENDA DE AZEITE E SUSPENDE DOCE DE LEITE E SAL GROSSO Anterior

ANVISA PROÍBE VENDA DE AZEITE E SUSPENDE DOCE DE LEITE E SAL GROSSO

PASSO DE TORRES OFERECE INSERÇÃO GRATUITA DE DIU NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE Próximo

PASSO DE TORRES OFERECE INSERÇÃO GRATUITA DE DIU NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE

Deixe seu comentário