TRÊS CACHOEIRAS MARCA PRESENÇA NO CONGRESSO BRASILEIRO DE TURISMO RURAL |
COLUNA POLÍTICA - POR RONI RAUPP

FEDERAÇÕES
Inaugurado no pleito de 2022, o modelo das federações partidárias segue em discussão por uma série de partidos, com boas chances de se tornar tendência para as eleições municipais de 2024, mesmo que parte do eleitorado continue sem conhecer o mecanismo. No final de março, após naufragarem as tratativas entre PP e União Brasil, as negociações mais promissoras para formação de uma federação são protagonizadas por PDT, PSB e Solidariedade. E o PSDB, que desde o ano passado está federado com o Cidadania, admite conversações com o MDB e o Podemos, de forma a ampliar o bloco.
PRAIA GRANDE
Em Praia Grande a coligação que conquistou 52% dos votos na última eleição municipal já se prepara para o pleito de 2024. Liderados pelo prefeito Elisandro Machado, o Fanica, os partidos Progressistas, PSDB, PSD, PL, PDT, PT, Podemos e PSL se reuniram na noite de quarta-feira (10/04) para reafirmar a aliança entre os partidos. Presidentes e representantes da executiva defenderam a reeleição de Fanica (PP) no comando do executivo praia-grandense. Segundo eles, pesquisas internas demonstram quase 90% de aprovação da gestão, popularidade assegurada pelas obras históricas que Fanica e Rodrigo estão tirando do papel. Na oportunidade o prefeito apresentou a revista de Prestação de Contas da Administração 2021-2024 que destaca o maior investimento em recursos próprios nas despesas de capital dos últimos oito anos, superando duas gestões anteriores em obras, aquisição de máquinas, equipamentos e imóveis.
SÃO JOÃO DO SUL
O MDB, Movimento Democrático Brasileiro, reunirá os filiados para a realização da convenção para definir os novos membros do diretório municipal, na noite da próxima sexta-feira, 14, no salão da comunidade de Vila Santa Catarina. Segundo os principais líderes do partido o MDB está pronto e preparado, tem a maior bancada de vereadores, o prefeito e, tem uma bancada muito expressiva na Assembleia Legislativa. Certamente esse agrupamento político estará preparado para disputar as eleições de 2024 com muita chance de vitória.
BOLSONARO INELEGÍVEL
O ministro Benedito Gonçalves, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), decretou sigilo provisório aos documentos de uma ação em análise pela corte que pode tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível. A decisão foi tomada a pedido da defesa de Bolsonaro. Segundo os advogados dele, a última manifestação do ex-presidente antes que a ação seja levada para julgamento no TSE contém informações protegidas por segredo de justiça. Dessa forma, Gonçalves decidiu restringir o acesso aos documentos da ação de forma provisória. Segundo o ministro, enquanto durar o sigilo, só as demais partes envolvidas no processo poderão visualizar as peças, entre elas o PDT, partido que formulou a ação contra Bolsonaro.
PRIVATIZAÇÃO
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), afirmou na última segunda-feira, que pretende finalizar o processo de privatização da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) nas próximas semanas. Afirmou ainda que trabalhará para apoiar os municípios que não são atendidos pela companhia para realizarem as suas concessões ao setor privado.

Deixe seu comentário