logo RCN

Presidente da APAE de Santa Rosa do Sul, Fátima de Bitencourt Varela.

Com um trabalho voltado a Igreja Católica, a família e a comunidade, Fátima de Bitencourt Varela se destaca pela sua vida simples, dedicação as causas sociais e ao bem comum da sociedade. Ela iniciou sua vida pública ingressando na Pastoral da Saúde, foi catequista, ministra da palavra e hoje atua como tesoureira da comissão da Igreja Sagrada Família e coordena a Pastoral Vocacional no Parque Rosita.
Natural de Santa Rosa do Sul, de família humilde e trabalhadora, Fátima teve o pai com problemas de surdez, três irmãos cegos, sendo um deles também com severa deficiência mental e um afilhado com Síndrome de Down.
Devido ao acompanhamento a seus familiares e o afilhado, se envolveu e pegou gosto pelo trabalho da APAE de Santa Rosa do Sul até ser indicada para fazer parte da diretoria e, no final de 2022, foi eleita por aclamação a nova presidente da entidade. “Tive uma vida de dificuldades, por ser de família pobre, cheguei a trabalhar como doméstica em casa de família desde os 09 anos de idade e hoje, com uma condição financeira estável aprecio receber os alunos e funcionários da APAE, os amigos e os familiares para um café e uma roda de conversa em minha propriedade”, relatou Fátima.
Como presidente da APAE busca lidar com a parte administrativa da entidade, trabalhar em harmonia com os funcionários, pais e a comunidade, fazendo o melhor pelos alunos com necessidades especiais. “Estamos trabalhando junto com toda a diretoria, professores, alunos, profissionais de saúde e a população em geral para manter as finanças em dia e o trabalho funcionando da melhor forma possível. A prestação de serviços está funcionando bem e a programação social é intensa para 2023, entre elas no próximo dia 21 de abril estaremos realizando a nossa Feijoada da APAE, em 02 de junho vamos promover o Pedágio Solidário e no dia 15 de setembro faremos o grande Bingo Apaeano”, concluiu a presidente.
Fátima de Bitencourt Varela, 54 anos de idade é casada com o empresário Claudionor Varela com quem tem 03 filhos: Richard, Roger e Renan. Nas horas de folga gosta de cuidar do sítio, cuidar da família e participar de assuntos relacionado a comunidade.
A APAE de Santa Rosa do Sul conta com 90 alunos, 24 funcionários e uma das melhores estruturas da região, podendo estar recebendo nos próximos meses a 1ª Residência Inclusiva do Estado de Santa Catarina.
Implantação da Equoterapia
A Equoterapia é um recurso que permite ao paciente desenvolver habilidades físicas, tais como força, equilíbrio, coordenação motora, habilidades cognitivas e habilidades de raciocínio. É uma técnica que traz diversos benefícios, como melhora da postura, a coordenação motora, autoestima, além de proporcionar uma sensação de bem-estar e prazer através do contato com os animais.
Em Santa Rosa do Sul, a APAE implantou no final do mês de março a Equoterapia para atender os alunos com necessidades especiais com mais este recurso. “Recebemos o incentivo do vereador Willian que nos emprestou o terreno e os cavalos para fazer a montagem e com a sua contribuição e dos profissionais de saúde da entidade estamos entusiasmados com o projeto”, destacou a presidente, lembrando também da parceria com o seu vice-presidente, Murilo.

MOMENTO SAÚDE: Por Dr. Ruan  Toledano
Médico Radiologista CRM-SC 27273 RQE 17566 Anterior

MOMENTO SAÚDE: Por Dr. Ruan Toledano Médico Radiologista CRM-SC 27273 RQE 17566

COLUNA POLÍTICA - POR RONI RAUPP Próximo

COLUNA POLÍTICA - POR RONI RAUPP

Deixe seu comentário