MORRE AOS 98 ANOS O FREI DONATO PEGORARO
Ele atuou como vigário paroquial em Praia Grande entre os anos de 2006 e 2021.
O Frei Donato João Pegoraro, da OFMCap, faleceu neste sábado (31), em Caxias do Sul, aos 98 anos de idade.
Frei Donato foi um notável frade capuchinho gaúcho, com longa atuação pastoral no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, especialmente em Maracajá e Praia Grande. Conhecido por sua dedicação, ele passou as últimas quatro décadas de vida confeccionando terços e servindo em paróquias da Serra Gaúcha, destacando-se por sua vida simples e devoção.
Nascido em Nova Pádua (RS) em 22 de janeiro de 1928, ingressou na vida religiosa e foi ordenado sacerdote em 11 de dezembro de 1955, em Garibaldi (RS).
Atuou como vigário e pároco em diversas cidades, incluindo Santa Maria (Boca do Monte), Garibaldi, Paim Filho, André da Rocha, Machadinho, Jaguarão, Lagoa Vermelha e Barros Cassal.
Nos anos finais, serviu em paróquias do sul de Santa Catarina, como Maracajá e Praia Grande, realizando missões até 2021 e entre 2022 e 2023, integrou a Fraternidade de Flores da Cunha, mantendo a tradição de confeccionar terços. Nos últimos dois anos, passou a residir na Casa São Frei Pio, onde estava internado.
Além dos terços, Donato atuava também como restaurador de imagens sacras, confeccionava imagens do menino Jesus, Nossa Senhora Aparecida e crucifixos, que doava a população, numa ação que ele acreditava que era para o fortalecimento da fé.
Frei Donato deixa muitas lembranças boas na região de Praia Grande e São João do Sul, onde atuou na Paróquia São Sebastião de Praia Grande como vigário e ficou conhecido pelo seu legado de fé e devoção.
Deixe seu comentário