EQUIPE DA CEEE EQUATORIAL PARTICIPA DE ASSEMBLEIA DA AMLINORTE |
PERSONALIDADE DA SEMANA OSVALDO ALVES DE SIQUEIRA

O jornal Informativo Regional entrevista nesta edição, o presidente da Colônia de Pescadores Z-7, de Torres, Osvaldo Alves de Siqueira, pessoa comprometida com a comunidade pesqueira.
Natural de Uruguaiana com uma vida dedicada a comunidade, Osvaldo Alves de Siqueira, 64 anos de idade é casado com Zerenice Bueno de Siqueira com quem tem 01filho, o jovem Diego Bueno. Presidente da Colônia de Pescadores e Aquicultores Z-7 de Torres ele iniciou a sua vida trabalhando na construção civil em Porto Alegre, em 1983 se transferiu para a mais bela praia gaúcha, Torres. Em 1994 parou de trabalhar na construção civil e se dedicou a pesca, associando-se ao sindicato dos pescadores na época e mais tarde na colônia de pescadores onde em 2016 veio a se candidatar ao cargo de presidente, elegendo-se para o mandato 2013 a 2016 e se reelegeu para mais 03 anos, 2017 a 2019.
Trabalhando em parcerias com o Governo Federal, Estadual e Municipal; policiais da Patrulha Ambiental, sindicatos e associações, a Colônia de Pescadores e Aquicultores tem o objetivo de melhorar a vida dos associados, aumentando a renda familiar e colaborando com os encaminhamentos necessários, tais como o seguro defeso anual dos pescadores; carteira de pesca aos pescadores profissionais e artesanais; realização de cursos de atualização no setor; curso de beneficiamento de pescados; reuniões com os associados mostrando as alterações das leis; projeto áreas marinhas e costeiras protegidas (GEF MAR) que é um projeto do Governo Federal, criado e implementado em parceria com instituições privadas e da sociedade civil, para promover a conservação da biodiversidade marinha e costeira. O projeto busca apoiar o estabelecimento, ampliação e implementação de um sistema globalmente significativo, representativo e eficaz de Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas (AMCPs) no Brasil e identificar mecanismos para a sua sustentabilidade financeira, a fim de reduzir a perda de biodiversidade marinha e costeira. Este sistema integra diferentes categorias de Unidades de Conservação (UCs) e outras medidas de conservação baseadas em área, sob diferentes estratégias de gestão.
Indagado sobre seus objetivos sociais e ambições futuras, seu Osvaldo deixa claro à vontade de permanecer trabalhando em prol do pescador. "Quero continuar contribuindo com o meu povo, pois precisamos cada vez mais nos unir para podermos continuar a pescar e manter nossas famílias, para isso temos que trabalhar e mostrar nossa força, unidos em uma Colônia de Pesca para que cada vez mais tenhamos forças perante a classe política", enfatizou Osvaldo. Nas horas de folga ele gosta de pescar, participar junto com o filho Diego Bueno de festivais de balonismo, passear, reunir-se com os amigos e estar com a família.
O quadro personalidade da Semana do Jornal Informativo Regional busca agregar informações e levar cultura a todas as comunidades dos municípios da região, valorizando as pessoas que integram e fazem a diferença, entrevistou nesta edição o presidente da Colônia de Pescadores e Aquicultores de Torres Osvaldo Alves de Siqueira. Na próxima edição, vamos saber mais sobre outra personalidade regional.

Deixe seu comentário