logo RCN

TRADIÇÕES NATALINAS QUE SÃO MUITO ESTRANHAS

Há de tudo um pouco pelo mundo, desde comer larvas na ceia até tronco que faz cocô.

As celebrações natalinas podem parecer similares em todo o mundo, mas não é bem assim. Cada cultura tem alguma tradição que pode ser considerada muito estranha. Em algumas regiões de Portugal, por exemplo, na noite do dia 24 de dezembro, a ceia, que tem o nome de Consoada, reverencia os mortos. Após a refeição, a mesa deve ficar posta em respeito aos que faleceram. Em algumas famílias, um lugar é reservado para já quem já partiu.
Já na Noruega, uma tradição secular é evitar a visita de bruxas e espíritos malignos. A cultura popular conta que na véspera do Natal, eles saem para passear e procuram vassouras. Na dúvida, muitas famílias tratam de esconder o instrumento quando a noite começa a chegar. Na Islândia, no norte da Europa, o Gato Yule faz parte do folclore. Como o frio é muito intenso, todas as pessoas deveriam confeccionar roupas de lã para o Natal. Outra versão da lenda era de que o felino servia como motivação para que trabalhadores de lã cumprissem suas tarefas até o Natal. Quem não cumprisse seria devorado. Confira ao lado outras curiosidades natalinas pelo mundo.

As mais "esquisitas" vêm da Catalunha

As tradições natalícias que podem ser classificadas como as mais esquisitas do mundo vêm da região da Catalunha, na Espanha. São duas e associadas a algo não muito comum. A primeira é o Caga Tió, um pedaço de tronco decorado com um rosto, chapéu e pernas na frente. Na parte de traz, é coberto com um cobertor. Ele é "alimentado" pelas crianças. Em uma versão da lenda, ele recebe pedaços de pão e cascas de laranja. No Natal, elas cantam uma canção especial e surram ele. O resultado é que ele faz cocô, o doce chamado de turrón. Em outra versão, o cocô são os presentes natalinos colocados pelos pais sob o cobertor para serem descobertos pelas crianças.
A outra tradição uma estatueta de um homem do campo de boné vermelho catalão com as calças abaixadas fazendo cocô.
Na sua origem, os camponeses colocavam essas estátuas nos presépios para pedir terras férteis e colheitas fartas. Quem não colocava o "cagão" no seu devido lugar poderia ter uma má sorte no ano seguinte. Na dúvida, até hoje a tradição é mantida.

SAIBA MAIS

? Krampus é uma criatura mitológica que acompanha São Nicolau durante a época do Natal em diversas partes do mundo, como Alemanha, Áustria e Europa Oriental. As crianças que se comportaram mal durante o ano recebem um pedaço de carvão em vez do presente ou doces na meia. A criatura com chifres, descrita como metade cabra, metade demônio, batia nas crianças com um chicote e as colocava dentro de um cesto. O Krampus sai às ruas no dia 5 de dezembro, véspera do dia de São Nicolau, que deu origem ao Papai Noel. Em várias partes do mundo há festivais nesta data.
? No sul do País de Gales, uma tradição se mantém. Nos dias que antecedem o Natal, grupos saem às ruas com a Mari Lwyd, ou "égua cinza".  É um crânio de cavalo na ponta de um mastro com um lençol branco fazendo as vezes de corpo. Ele bate nas casas para uma espécie de desafio de rimas. O grupo canta para o dono da casa e ele tem que responder. Depois do desafio, deve oferecer um pouco de comida ou bebida para que a Mari vá embora em busca de outra casa.
? Na África do Sul, um dos lares dos alimentos mais peculiares do mundo, o prato principal na Ceia do Natal não é um delicioso peru assado como aqui no Brasil. Por lá, muitas famílias se deleitam com uma iguaria sazonal e muito saborosa, para eles: lagartas de mariposa imperial fritas. No país é comum pratos com insetos.
? Na Ucrânia, não são bolinhas e luzinhas que ganham destaque na decoração do pinheirinho. O costume ucraniano é o de adornar a árvore com uma aranha e teias falsas. Esta decoração traria boa sorte e se originou de uma lenda sobre uma mulher pobre que não tinha dinheiro para decorar o pinheiro. Ela levantou certo dia antes do Natal e encontrou a árvore coberta de teias que estavam iluminadas pelos raios de sol que passavam por uma janela. Usar esta decoração no pinheirinho, conforme a tradição, traz boa sorte.

GRUPO DE DANÇA ÁGAPE LEVA A MAGIA DO NATAL Anterior

GRUPO DE DANÇA ÁGAPE LEVA A MAGIA DO NATAL

AMESC COMPLETA 42 ANOS NESTE DOMINGO Próximo

AMESC COMPLETA 42 ANOS NESTE DOMINGO

Deixe seu comentário