PREFEITURA DE PRAIA GRANDE RENOVA PARCERIA COM O PROJETO TIGRINHOS DO CRICIÚMA EC |
COLUNA POLÍTICA - POR RONI RAUPP

ELEIÇÃO NO CONGRESSO
Brasília - "PDS e PFL no Comando do Parlamento" O senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), foi eleito na última segunda-feira, o novo presidente da Casa pelos próximos dois anos. Um dos mais jovens senadores a assumir o comando do Congresso. Foi uma dupla vitória de Jair Bolsonaro que também viu Arthur Lira (PP) ser eleito presidente da Câmara dos Deputados. Pacheco e Lira foram apoiados pelo Palácio do Planalto, em uma articulação do governo que segundo informações, liberou um total de R$ 3 bilhões em verbas extras para deputados e senadores e o volume de emendas parlamentares pagas em janeiro foi recorde.
DESTINO
Na Capital Federal, a aposta é a de que o presidente Jair Bolsonaro se filiará ao PP para disputar a reeleição em 2022.
REELEIÇÃO
O ex-presidente da República e atual senador Fernando Collor de Melo anunciou através de uma rede social que será novamente candidato a senador em 2022, descartando, portanto, a hipótese de tentar a presidência da República.
MDB VOLTA AO COMANDO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
O MDB volta à presidência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). O partido tem a maior bancada da Casa, com nove das 40 cadeiras. No primeiro biênio, apoiou a eleição de Júlio Garcia (PSD). Agora, então, assume o comando. O novo presidente vai comandar a Casa no biênio 2021-2023.
A mesa diretora agora é composta da seguinte forma:
Presidente - Mauro de Nadal (MDB)
1º vice-presidente - Nilson Berlanda (PL)
2º vice-presidente - Kennedy Nunes (PSD)
1º secretário - Ricardo Alba (PSL)
2º secretário - Rodrigo Minotto (PDT)
3º secretário - Padre Pedro Baldissera (PT)
4º secretário - Laércio Schuster (PSB)
Quem é Mauro de Nadal?
O novo presidente da Alesc tem 49 anos e nasceu em Caibi, no Oeste, conforme a assembleia. Ainda jovem, mudou-se com a família para Cunha Porã, a cerca de 28 quilômetros de Caibi. Nadal se formou em direito pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), em Chapecó, também no Oeste.
Em 2000, ele se candidatou a prefeito de Cunha Porã. Foi reeleito e ficou no cargo até 2008. Em seguida, atuou dentro do governo de Luiz Henrique da Silveira. Depois, candidatou-se a deputado estadual em 2010 e foi eleito suplente. Em 2013, assumiu o mandado após César Souza Júnior se tornar prefeito de Florianópolis.
Nadal se reelegeu deputado estadual em 2014 e 2018. Ele está na terceira legislatura e já foi líder da bancada do MDB e presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Alesc.
PSB NO VALE
O presidente estadual do PSB, Cláudio Vignati participou de agenda no extremo-sul do estado na última semana. O roteiro passou por Sombrio, Balneário Gaivota, Santa Rosa do Sul e Araranguá. O professor universitário e empresário, Alex Bristot assumiu a coordenação do partido na região da Amesc. Alex terá o desafio de estruturar o partido nos 15 municípios da Amesc e terá o apoio da executiva estadual para montar um projeto que culmine com a sua candidatura a deputado estadual em 2022. No último ano, ele concorreu como candidato a vice-prefeito de Santa Rosa do Sul pelo Progressistas.
TIAGO ZILLI A ESTADUALL
O ex-prefeito de Turvo Tiago Zilli, não conseguiu eleger seu sucessor na eleição de novembro, mas é um político com forte apelo popular e pode disputar o mandato de deputado estadual em 2022. A tendência é que o MDB do vale se una em torno de sua candidatura.
SÃO JOÃO DO SUL
O prefeito de São João do Sul, Moacir Teixeira, reeleito com uma expressiva votação em 2020, tem sido corriqueiramente elogiado por aliados e por quem acompanha seu trabalho à frente da Prefeitura. Logo no início de seu segundo mandato, ele já conseguiu ser eleito presidente da Amesc - Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense e, tem se destacado muito na região.
CEPRAG
Patrique Alencar Homem, foi eleito presidente da Cooperativa de Energia Elétrica (CEPRAG). A eleição ocorreu no dia 16 de janeiro. Como vice-presidente, foi eleito Paulo Schardosim e como secretário, Alex Bianchin. A nova diretoria assume a missão e o compromisso de fortalecer a cooperativa com soluções inovadoras, além de manter a integração com os associados. A qualidade dos serviços prestados, a organização da cooperativa obteve o reconhecimento dos associados que garantiu a vitória à chapa encabeçada por Patrique Alencar.

Deixe seu comentário