logo RCN
Praia Grande

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE VAI ATÉ O DIA 1º DE JUNHO

O Dia D de mobilização acontece neste sábado, 12 de maio, com os postos de saúde abertos das 08:00h às 17:00h, sem fechar ao meio-dia.

O Ministério da Saúde em conjunto com os estados e municípios, estão realizando a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A mobilização começou no dia 23 de abril e seguirá até 1º de junho, sendo que neste sábado, 12 de maio será o dia de mobilização nacional.

O grupo prioritário da campanha são pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses aos menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade - o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas - e os funcionários do sistema prisional.

Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Este público deve apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina gratuita é trivalente. Ou seja, protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, conforme determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS), incluindo o H1N1 e o H3N2.

O Dia D de Vacinação da Campanha será 12 de maio. Nessa data, estarão abertos 65 mil postos de vacinação contra a gripe, sendo 37 mil de rotina e 28 mil volantes, com o envolvimento de 240 mil pessoas. Também estarão disponíveis 27 mil veículos terrestres, marítimos e fluviais, conforme necessidade.

SECRETARIA DE SAÚDE DE PRAIA GRANDE ESTÁ PREPARADA PARA O DIA D

No município de Praia Grande, de acordo com o secretário de Saúde, Sandro Zomer, a meta de imunização é de aproximadamente 2.500 pessoas, sendo que deste número, cerca de 1.340 pessoas já receberam a dose. No Dia D, sábado (12), o Posto de Saúde Central estará aberto das 08:00h às 17:00h, sem fechar ao meio dia para vacinar um grande número de pessoas. "A campanha de Vacinação tem os grupos prioritários em todo o Brasil. Infelizmente não temos como vacinar toda a população, mas vacinando os grupos prioritários, reduzimos consideravelmente a circulação do vírus entre a população inteira, protegendo assim toda a população. Outra coisa, algumas pessoas dizem que a vacina faz mal, mas são boatos, as únicas reações que ela pode dar é dor e vermelhidão no local da aplicação, mas nada demais". Ressalta o secretário de saúde.

MAIS DE 63% DO GRUPO PRIORITÁRIO JÁ FORAM VACINADOS EM SÃO JOÃO DO SUL

A Secretaria Municipal de Saúde de São João do Sul que tem uma previsão de vacinar 2.198 pessoas, sendo 131 crianças de 06 meses a 02 anos, 254 crianças de 02 a 04 anos, 68 trabalhadores da saúde, 65 gestantes, 11 puérperas, 894 idosos, 698 pessoas com comorbidades e 77 professores, já vacinou 63,11% do grupo prioritário. A vacinação iniciou nas comunidades do interior como acontece todos os anos, onde foram vacinas mais de 50% do público alvo.

Segundo os enfermeiros Daniel Rodrigues e Áudria Réus (coordenadores da campanha) a procura está sendo boa. "Já vacinamos mais de 63% do público alvo, sendo que os primeiros a procurar os postos de vacinação foram os idosos que já foram vacinados cerca de 80% deles. Mas pedimos a todo o público prioritário que venham até o Posto de Saúde Central de São João do Sul neste sábado (12), que estaremos atendendo das 08:00h às 17:00h sem fechar ao meio dia", destacaram.

Lembrando, em Passo de Torres 1.876 pessoas serão vacinadas, em Mampituba 880 pessoas, Morrinhos do Sul 984 pessoas serão atendidas e em Torres 13.186 pessoas estão no grupo prioritário, sendo 771 crianças de 06 meses a 02 anos, 1.232 crianças de 02 a 04 anos, 386 trabalhadores da saúde, 63 gestantes; 106 puérperas, 4.808 idosos, 500 professores e 4.099 pessoas com comorbidades.

VACINA CONTRA GRIPE PARA QUEM NÃO FAZ PARTE DO GRUPO PRIORITÁRIO

A Secretaria Municipal de Saúde comunica que as "vacinas H1N1" para quem não faz parte do grupo de risco vai acontecer em São João do Sul na sexta-feira, dia 11 de maio, na Clínica de Psicoterapia do Dr. Luiz Filipe, na Rua padre Pedro Baldoncini, 295, esquina com a Rua Álvaro Alexandre Cardoso, ao lado do antigo cartório. O valor da dose é de R$ 75,00 e as senhas deverão ser adquiridas na Unidade Central de Saúde, com Rejane ou Anelise, de 02 a 10 de maio. Pagamento somente será realizado no dia da vacina à clínica responsável.

Lembrando que, a Secretaria Municipal de Saúde só viabilizou a vinda da clínica ao município, para que o paciente não precise se deslocar a outra cidade para se imunizar. "Fomos comunicados pela vigilância epidemiológica do estado de que este ano será um ano de muitas síndromes respiratórias agudas, até o momento já tivemos 17 casos de H1N1 confirmados em SC, por isso, mais do que nunca a necessidade de estarmos imunizados", destacou a secretária de Saúde Rejane.

COMUNIDADE DE FURACÃO  REALIZA GRANDE FESTA RELIGIOSA Anterior

COMUNIDADE DE FURACÃO REALIZA GRANDE FESTA RELIGIOSA

30º FESTIVAL INTERNACIONAL  DE BALONISMO DE TORRES Próximo

30º FESTIVAL INTERNACIONAL DE BALONISMO DE TORRES

Deixe seu comentário