APOSENTADOS TÊM ATÉ DIA 21 PARA ADERIR AO PLANO DE DEVOLUÇÃO |
CÂNCER É A SEGUNDA MAIOR CAUSA DE MORTES NO MUNDO
Dia Mundial do Câncer alerta para prevenção da doença. Cigarro, sedentarismo, má alimentação e poluição estão entre os principais fatores de risco para o surgimento de tumores.
Em fevereiro foi celebrado o Dia Mundial do Combate ao Câncer. Nesta data, entidades médicas alertaram para ampliação de campanhas para o diagnóstico precoce da doença e que a população não negligencie os sintomas.
O câncer é a segunda maior causa de mortes no mundo. Estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) aponta a ocorrência de cerca de 600 mil casos novos de câncer no Brasil em 2016 e 2017, dos quais cerca de 180 mil serão de pele não-melanoma. Os cânceres de próstata (61 mil) em homens e mama (58 mil) em mulheres serão os mais frequentes.
O oncologista Ronaldo Corrêa, editor científico da Revista Brasileira de Cancerologia do Inca, destaca que as campanhas devem abordar todos os tipos da doença e não apenas os mais comuns, como os de próstata e mama.
Já o presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), Gustavo Fernandes, alerta que vários sintomas que podem indicar a presença de um tumor não são observados pelo paciente, que acaba demorando a procurar um serviço médico. Por exemplo, dores persistentes após uma ou duas semanas, tosse e rouquidão ininterruptas, perda de peso acentuada e sangue nas fezes. "Nestes casos, o atraso do paciente na procura por um médico e na obtenção do diagnóstico dificulta a cura", disse Dr. Gustavo.
AUMENTO DOS CASOS DE CÂNCER NA REGIÃO É ASSUSTADOR
Em São João do Sul são 73 casos de câncer em tratamento, 1% da população encontra-se doente.
Na região os óbitos ocorridos pela doença são assustadores, só na semana passada uma mulher morreu na comunidade do Encruzo, vítima do câncer. Na comunidade de Vila Santa Catarina, mais uma senhora faleceu vítima da mesma doença.
Atualmente em São João do Sul são 73 casos em tratamento, ou seja, 1% da população encontra-se doente. "Toda semana são registrados novos casos na Secretaria de Saúde, hoje mesmo chegou um caso de câncer de próstata para começar o tratamento. O que assusta é que antes era a população mais velha e agora, pessoas com apenas 25 ou 30 anos também estão sendo diagnosticados com o problema.
Os casos mais frequentes são, em 1º lugar, o câncer de mama; 2º lugar, câncer do reto e cólon e em 3º o câncer de próstata. Esses são os casos que mais afetam a nossa população", destacou a secretária Municipal de Saúde de São João do Sul, Rejane Elíbio de Borba.
Segundo a diretora de Saúde de São João do Sul, Elisângela Pignatel Bianchin, "a descoberta precoce da doença ajuda no sucesso do tratamento, por isso as pessoas precisam conhecer bem o seu corpo e ficarem atentas a qualquer alteração. Procurar o médico e fazer os exames necessários é essencial", conclui Elisângela.
Segundo os oncologistas, a maioria dos doentes de câncer é em virtude da alimentação inadequada, contaminação da água e do ar. Na região, estima-se que o uso de agrotóxicos nas lavouras, produtos alimentícios de má qualidade e até a àgua podem ser os maiores fatores de risco da população.
Deixe seu comentário