logo RCN

COMEÇA OS PREPARATIVOS PARA O ANO LETIVO DE 2017

As aulas na rede estadual de ensino de Santa Catarina devem começar no dia 13 de fevereiro.

Na rede estadual, ao longo do ano, o calendário pode sofrer algumas alterações, mas garantindo ao aluno o mínimo de 200 dias letivos e 800 horas/aula. Para atender reuniões pedagógicas, conselhos de classe e feriado municipal, a adequação do calendário ficará sob responsabilidade das gerências regionais de Educação, respeitando as peculiaridades regionais e municipais. Os estudantes que ainda não fizeram suas matrículas também terão uma nova oportunidade, no período de 01 a 06 de fevereiro.

NOVO PERÍODO DE MATRÍCULAS NA REDE ESTADUAL CATARINENSE VAI ATÉ 06 DE FEVEREIRO

Os alunos que ainda não efetivaram matrícula na Rede Estadual de Ensino terão uma nova oportunidade entre os dias 01 e 06 de fevereiro. Com os devidos documentos em mãos, estudantes e seus responsáveis devem comparecer na secretaria da escola mais próxima para efetuar a matrícula.

Entre os principais critérios para a matrícula na Rede Estadual está o zoneamento, em que o aluno deve ser inscrito na escola mais próxima da sua residência ou do trabalho dos pais. Como documentação, além da certidão de nascimento ou documento de identidade e histórico escolar, a secretaria da escola deve solicitar atestado de vacina ou declaração dos pais/responsáveis do aluno assegurando estar em dia com a vacinação. Em caso de transferência, atestado de frequência do estudante. Para alunos do ensino médio, técnicos EMIEP, Técnicos Subsequente e Concomitante e Educação de Jovens e Adultos, será necessário também uma cópia do CPF.

REQUISITOS PARA INGRESSO NA REDE PÚBLICA ESTADUAL

Ensino Fundamental

Criança com 06 anos a completar até 31 de março de 2017.

Ensino Médio e

Educação Profissional

Ensino Médio e Cursos Técnicos Concomitantes ao Ensino Médio: alunos egressos do Ensino Fundamental.

Curso de Magistério.

1ª série: alunos egressos do Ensino Fundamental e 3ª série: alunos com 2ª série do Ensino Médio completo ou egressos do Ensino Médio.

Curso Técnico Subsequente (pós-médio): alunos egressos do Ensino Médio ou matriculados na 3ª série do Ensino Médio.

Educação de Jovens

e Adultos (EJA)

Ensino Fundamental: 15 anos completos no ato da matrícula.

Ensino Médio: 18 anos completos no ato da matrícula.

CALENDÁRIO ESCOLAR 2017 

Início do ano letivo: 13 de fevereiro.

Recesso escolar: 17 a 30 de julho.

Término do ano letivo: 15 de dezembro de 2017.

No último dia 31 de janeiro a EEB Professora Maria Solange Lopes de Borba de São João do Sul iniciou os trabalhos com a direção, ATP, AE, ATGE e professores adaptados; na próxima segunda-feira, dia 06 inicia os trabalhos de planejamento iniciam para todos os professores e no dia 13 de fevereiro de 2017 começa as aulas para os alunos.

De acordo com o assessor de direção Gilberto Celestino Pinto Delfino, o calendário da Rede Estadual de Santa Catarina está definido, no entanto agora precisa ser visto se os alunos terão o transporte escolar nos primeiros dias de aula. "Seria importante se houvesse uma unificação do calendário escolar entre o estado e o município para que as famílias pudessem fazer seu melhor planejamento de férias e recessos, já que muitas têm filhos em escolas diferentes; o transporte escolar dos alunos da rede pública, executado em parceria entre o Estado e municípios também preocupa, pois os alunos usam os mesmos ônibus", concluiu Betinho.

Na Rede Municipal de Ensino de São João do Sul o início das aulas está previsto para dia 20 de fevereiro. Em Praia Grande as aulas iniciam junto com a Rede Estadual, dia 13 de fevereiro. Já em Passo de Torres as aulas na Rede Municipal só começam depois do dia 1º de março de 2017.


CALENDÁRIO LETIVO DE 2017 É DEFINIDO PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL

A Rede Estadual de ensino já tem definido o calendário letivo de 2017. As aulas terão início em 06 de março e o recesso escolar será de 20 a 30 de julho. O encerramento do ano letivo ocorrerá em 22 de dezembro. As datas ainda serão confirmadas através de decreto do governador José Ivo Sartori.

As mais de 2,5 mil escolas estaduais têm autonomia para definir como farão as atividades dentro do calendário, porém, devem cumprir os 200 dias letivos estabelecidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Inscrições e rematrículas 

Já na segunda-feira (07), foi aberto o período de inscrições para ingresso nos primeiros anos do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Curso Normal (Magistério), Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, Educação Profissional Subsequente ou Concomitante e aproveitamento de Estudos Curso Normal (Magistério).

O período de rematrículas também está aberto, no entanto, este ano há uma novidade: para os alunos com frequência igual ou superior a 75% a rematrícula é automática. Os demais deverão efetuar a rematrícula na escola em que estudavam até 30 de novembro.

As inscrições para ingresso nos primeiros anos devem ser feitas no site www.educacao.rs.gov.br, na aba serviços e informações.

Fonte: Secretaria de Educação do Estado do RS.


DESEMPREGO BATE  RECORDE E ATINGE 12,3 MILHÕES DE BRASILEIROS Anterior

DESEMPREGO BATE RECORDE E ATINGE 12,3 MILHÕES DE BRASILEIROS

11º COSTELÃO NA VALA DE BELLATORRES REÚNE CENTENAS DE PESSOAS Próximo

11º COSTELÃO NA VALA DE BELLATORRES REÚNE CENTENAS DE PESSOAS

Deixe seu comentário