AGENTES DE SAÚDE DE PASSO DE TORRES PROMOVEM PALESTRA PARA A COMUNIDADE SOBRE COMBATE À DENGUE |
COMUNIDADE JOÃO XXIII RECEBE PLENÁRIA DE DEBATE CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Prefeitos Luiz Steffen (Morrinhos do Sul), Dirceu Selau (Mampituba) e Carlos Souza (Torres) participaram do debate contra a Reforma da Previdência Social que retira direitos dos agricultores.
Com a finalidade de conscientizar a população sobre os prejuízos da reforma previdenciária que está sendo proposta pelo Governo Federal, centrais sindicais, membros dos governos municipais e entidades representativas reuniram-se no sábado, dia 04 de março, na comunidade João XXIII, Torres, para manifestar-se contra a PEC-287 que retira direitos essenciais dos trabalhadores brasileiros, principalmente dos agricultores e agricultoras.
A grande manifestação realizada no salão comunitário contou com a presença marcante do presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul Edegar Pretto, deputado federal Heitor Schuch, deputado federal Dionilso Mateus Marcon, prefeito Dirceu Gonçalves Selau, vereadores Rudnei Alves de Oliveira, Nilto Luiz Brocca Bertoti e Ricardo de Oliveira Lumertz (Mampituba); prefeito Luiz Evaldt Steffen e vereadora Jucilene Carlos Pinto (Morrinhos do Sul); prefeito Carlos Alberto Matos de Souza, ex-prefeita Nilvia Pinto Pereira, vereadora Mariete da Silveira e vereador Carlos Alberto da Silva Jacques (Torres); presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Torres, José Carlos de Matos; de Mampituba Alcides Lopes e Celito Webber Behenck de Morrinhos do Sul, agricultores do litoral norte gaúcho, professores, secretários municipais, servidores públicos e comunidade em geral.
Conforme o presidente da Assembleia Legislativa Edegar Pretto, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 287/2016, retira direitos essenciais dos trabalhadores, principalmente das mulheres agricultoras que terão um aumento na idade mínima de aposentadoria de 55 anos, para 65 anos junto com os homens. A nova lei ainda obriga cada membro da família pagar uma contribuição de R$ 47,00 mensal para poder contar com direito à Previdência Social.
O deputado Federal Marcon lembrou das conquistas de mais de 50 anos de lutas para garantir os direitos de aposentadoria, pensão por morte, salário assistencial, entre outros direitos do agricultor e agora de uma hora para outra, um projeto de emenda do Governo Federal quer retirar todas essas conquistas. "A hora de lutar contra chegou, temos que nos manifestar, fechar rodovias federais, bancos, repartições do governo e conscientizar nossos representantes no Senado Federal e Câmara dos Deputados para evitar que essa desgraça contra o trabalhador brasileiro, principalmente contra o agricultor seja aprovada. "Nosso futuro está em jogo, vamos nos conscientizar sobre a PEC, se manifestar e lutar contra. A hora é agora", disse o deputado.
O deputado Heitor Schuch, refletiu sobre o que a reforma da previdência representa em perda econômica para os municípios e as mulheres. "10 anos de aumento da idade mínima para as mulheres, representa uma perda de mais de 120 mil reais para cada uma mulher e também um investimento anual para os municípios de cerca de 116 milhões para o comércio, a comunidade e o bem-estar das famílias. Isso somente num município pequeno igual a Torres, imagina o que isso representa em todos os municípios", lembrou o deputado.
O prefeito de Torres, Carlos Souza, disse que o povo brasileiro, principalmente o agricultor não pode pagar as contas da corrupção do País, dos desvios de recursos e da má administração. "Essa luta não é só nossa, são direitos constitucionais adquiridos desde 1988 e isto precisa ser respeitado", lembrou o prefeito.
O prefeito de Mampituba, Dirceu Selau, destacou as lutas que participou para conquistar direitos essenciais a aposentadoria justa ao homem e a mulher do campo. "Já lutamos muito e precisamos continuar lutando juntos novamente para que agora não retire o que foi conquistado com tantos esforços. Os nossos direitos a aposentadoria, pensão, auxilio maternidade, entre outros, precisam ser mantidos", refletiu o prefeito.
O prefeito de Morrinhos do Sul, Luiz Steffen, também falou das lutas dos movimentos sindicais e as ameaças que rondam os trabalhadores brasileiros novamente. "Não importa o partido, vamos lutar contra esta PEC-287 que põe toda a nossa luta a perder", destacou.
A vereadora de Torres, Mariete da Silveira (Zete), uma das organizadoras do evento junto com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Torres, convidou todas as mulheres a se mobilizarem no Dia Internacional da Mulher (08 de Março), contra a reforma da previdência e na busca de novas conquistas. Também aproveitou a oportunidade para entregar em mãos do deputado Marcon, pedidos de emendas parlamentares buscando recursos para o município de Torres.



Deixe seu comentário