PT DE PRAIA GRANDE ELEGE PAULO SÉRGIO DOS SANTOS NA PRSIDÊNCIA DO DIRETÓRIO MUNICIPAL |
COMUNIDADES CELEBRAM NOSSA SENHORA APARECIDA
Rumo ao "Jubileu dos 300 anos de Bênçãos", desde o milagre com a aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida, no rio Paraíba do Sul, em 1717, milhares de comunidades, em todo o Brasil, celebram, com espírito de alegria, mais uma Solenidade de Nossa Senhora Aparecida. Na Diocese de Criciúma (SC) é o título mais venerado entre as comunidades, sendo 44 dedicadas a ela, e uma paróquia.
"Nós temos esta alegria de ter muitas comunidades com essa devoção à Mãe de Jesus. No ano que vem, celebramos o ano mariano, em virtude dos 300 anos de Aparecida e 100 anos de Fátima. Todo esse espírito nos motiva a, realmente, celebrar, no dia 12, esse grande momento: de iniciar esse tempo de vida e de esperança, onde a Mãe vai participar com todos os seus filhos e filhas. Ela é muito amada, muito querida pelo povo brasileiro. Tanto que são mais de 11 milhões de pessoas que se dirigem, todos os anos, para o Santuário Nacional, mostrando o carinho e a esperança que o povo tem na Mãe de todos os brasileiros", destaca o Bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach.
Conforme o epíscopo, a devoção à Nossa Senhora com o título de Aparecida é a segunda maior no mundo, depois de Guadalupe, no México. "Isso é um grande sinal de vida e de esperança no coração do povo brasileiro. Que Nossa Senhora interceda a bênção de Deus e guarde a todos, que são tantos nesse país!".
Festas tradicionais
Entre as diversas celebrações programadas pelas paróquias da Diocese de Criciúma, destacam-se a festa em honra a Nossa Senhora Aparecida em Siderópolis, onde é padroeira da Paróquia. A novena que envolve cada uma das comunidades teve início no dia 03. Neste dia 12, a missa festiva aconteceu as 10:00h, com o dia repleto de atividades com bênção de veículos, desfile, tarde para as crianças e procissão luminosa.
Em Criciúma, uma das celebrações mais tradicionais foi realizada pela comunidade Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Salete, no bairro Próspera. Neste ano, a transladação da imagem partiu da igreja Nossa Senhora de Fátima, do bairro Cidade Mineira, às 18:00h, com chegada na Praça da Chaminé às 19:30h. A procissão seguiu até a matriz do bairro Próspera onde houve missa às 20:00h.
Na região de São João do Sul (SC), Praia Grande (SC), Passo de Torres (SC), Morrinhos do Sul (RS), Mampituba (RS) e Torres (RS), pode-se destacar a festa na comunidade de Beira Rio, em São João do Sul realizada na última quarta-feira, dia 12. Também as festividades de Nossa Senhora Aparecida no próximo final de semana, dias 15 e 16 de outubro, em Balneário Rosa do Mar, Passo de Torres e em Vila Brocca, Mampituba.
Deixe seu comentário