AGENTES DE SAÚDE DE PASSO DE TORRES PROMOVEM PALESTRA PARA A COMUNIDADE SOBRE COMBATE À DENGUE |
ENTIDADES REALIZAM REUNIÃO SOBRE A VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE SÃO JOÃO DO SUL

Reunião teve como intuito a legalização das agroindústrias do município.
No dia 02 de março de 2017, nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores de São João do Sul, técnicos da Epagri, Poder Executivo Municipal, Coopersertão e agricultores se reuniram para tratar de assuntos relativos à legalização das agroindústrias.
A questão da legalização das agroindústrias do município de São João do Sul já vem caminhando há algum tempo. Nos anos de 2015 e 2016, agricultores e o Executivo Municipal, juntamente com a Epagri e Coopersertão tiveram uma série de encontros, na tentativa de encaminhar ações. Reuniões com o secretário da ADR também foram realizadas.
As ações relativas a este assunto depois destes acontecimentos ficaram suspensas. Neste meio tempo, os agricultores, com apoio do SC Rural, investiram em suas agroindústrias, realizando as obras necessárias, com a finalidade de estarem todas aptas a serem fiscalizadas e obterem seus alvarás. No total, foram investidos pelos produtores R$ 163.998,23, sendo que o valor de apoio do SC Rural foi de R$ 81.833,93.
Para tanto, até 30/03 a Secretaria Municipal da Saúde de São João do Sul enviará as "metas" para este ano ao Ministério da Saúde. Após a homologação dos compromissos assumidos e firmados entre município e federação, os responsáveis pela fiscalização farão um curso, cuja metodologia e carga horária será definida pelo Estado. Uma das alternativas é a realização da capacitação desses profissionais durante a própria fiscalização.
De toda sorte, os agricultores já foram orientados a realizar o levantamento dos documentos necessários para encaminhar a vigilância para agendamento das visitas para legalização.
A legalização das agroindústrias não vem apenas ao encontro dos interesses dos agricultores, os quais visam a partir disto a comercialização do alimento produzido e processado na propriedade. Tal medida também contempla interesses municipais, pois formaliza a venda realizada pelos agricultores, gerando impostos, aumentando desta forma a arrecadação municipal.
Vale lembrar que, os avanços obtidos até o presente momento só se deram porque o Poder Executivo e as entidades trabalharam e estão trabalhando em parceria para o bem comum dos cidadãos, mais especificamente, da população rural de São João do Sul. O processo é lento, porém, como se trata de desenvolvimento rural, a maturação com os agricultores do processo é essencial para que ao fim tenham-se medidas eficientes e concretas.

Deixe seu comentário