logo RCN

GBM DE PASSO DE TORRES REALIZA PROJETO GOLFINHO NAS PRAIAS

  • - Praia Rosa do Mar

Cerca de 60 crianças já foram formadas no projeto que traz um aprendizado especial sobre os perigos que o mar oferece ao desrespeitar suas regras.

O Projeto Golfinho propõe às crianças, diversas brincadeiras e momentos de aprendizado na praia, principalmente relacionados às sinalizações dos postos de guarda-vidas, sendo que a primeira ação ao chegarem na praia é verificar qual a cor das bandeiras que estão sendo usadas para limitar a área vigiada e informar as condições do mar.

Até a presente data foram formadas 03 turmas, sendo 01 em Bellatorres com 13 crianças e 02 na praia de Rosa do Mar, uma turma de 15 crianças e a outra de 31 crianças, com idades entre 06 e 12 anos.

Ainda haverão turmas na praia de Bellatorres e dos Molhes, que também receberão aulas do Projeto Golfinho, com datas a serem definidas.

Confira as sinalizações apresentadas no Projeto 

Bandeira Preta: Sinaliza que o posto de guarda-vidas está desativado, assim os banhistas devem ter cuidado redobrado, pois não há guarda-vidas presente no local.

Bandeira vermelha: Perigo, o local não tem condições de banho e aconselha os banhistas a não entrarem na água, a bandeira é colocada na presença de correntes marítimas fortes.

Bandeira amarela: Atenção, quer dizer que o mar está ruim, que não é recomendado nadar no local e deve-se ficar atento a qualquer orientação dos guarda-vidas.

Bandeira verde: Informa que pode-se nadar e tomar banho, desde que cumprindo todas as regras de segurança e recomendações para o local.

Lembrando que estas bandeiras são colocadas na parte superior da base de guarda-vidas.

Já a bandeira vermelha no tipo de flâmula significa que o local é improprio para banho e há possibilidade de buracos e degraus, sendo colocada na beira do mar.

Também com a possibilidade de águas-vivas no local, é colocado uma placa na beira da praia indicando que naquele momento é impróprio para banho.

Logo após o aprendizado, os guarda-vidas mobilizaram as crianças para participar de um mutirão para o recolhimento do lixo que é jogado no mar e acabam parando à beira da praia. Para uma questão de conscientização elas puderam aprender que no futuro poderão manter as praias mais limpas.

Na etapa final, foi celebrado o famoso batismo com o caminhão pipa do Corpo de Bombeiros, assim as crianças puderam firmar o compromisso para colocar em prática tudo o que aprenderam com o projeto.

Representando o 2º GBM de Passo de Torres, estavam presentes o soldado Miguel e os guarda-vidas civis Marcus e Marcelo.

OCORRÊNCIAS DA  BRIGADA MILITAR DE TORRES (RS) Anterior

OCORRÊNCIAS DA BRIGADA MILITAR DE TORRES (RS)

RETROSPECTIVA 2016 Próximo

RETROSPECTIVA 2016

Deixe seu comentário