15ª COPA AMESC DE SELEÇÕES ESTÁ CONFIRMADA E ESTREIA NO DIA 24 DE AGOSTO |
MAIS DE MIL EMBALAGENS VAZIAS DE AGROTÓXICOS SÃO RECOLHIDAS EM MAMPITUBA

Objetivo do ato foi de arrecadar as embalagens para dar o destino final correto as mesmas, evitando danos maiores ao meio ambiente.
A Secretaria Municipal de Agricultura e Saneamento realizou na última semana o recolhimento das embalagens vazias de agrotóxicos, através de um roteiro que visitou todas as regiões do município. Ao todo, foram recolhidas 1.014 embalagens durante a semana, nas comunidades de Alto Rio de Dentro, Roça da Estância, Cambraia, Costãozinho, Chapada do Morro Bicudo, Centro e na sexta-feira, durante todo o dia na Festa da Banana.
O material recebido será recolhido pela Associação dos Revendedores de Agroquímicos do Sul (ARASUL), entidade conveniada ao Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) para destinação final.
Há 15 anos, o inpEV atua como núcleo de inteligência do Sistema Campo Limpo nas atividades de destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas e promove ações de conscientização e educação ambiental sobre o tema, conforme previsto em legislação. É uma instituição sem fins lucrativos, formada por mais de 100 empresas e nove entidades representativas da indústria do setor, distribuidores e agricultores.
O Sistema Campo Limpo tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) para realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. O Brasil é referência mundial na destinação ambientalmente correta do material, encaminhando 94% de embalagens plásticas primárias para reciclagem ou incineração.
O secretário da Agricultura Paulo Boff Ribeiro agradece a equipe de servidores que trabalharam ao longo da semana para realizar o recolhimento das embalagens e principalmente, aos agricultores que participaram da campanha.

Deixe seu comentário