logo RCN

MANDIOCA: MUNICÍPIO SE DESTACA PELA QUANTIDADE E QUALIDADE PRODUZIDA

A mandioca é um produto rico em benefícios à saúde, sendo que combate a artrite, tem ação antioxidante, auxilia no tratamento de diabetes, contribui para a saúde dos ossos, é fonte de energia, bloqueia a ação dos raios solares, não contém glúten e ainda protege o coração, prevenindo doenças cardiovasculares. Por estes benefícios, o Brasil é o segundo maior produtor de mandioca no mundo, somente atrás da Nigéria, com uma representatividade de 10% da produção mundial.

De acordo com dados do último Censo Agro 2017, em São João do Sul, existiam 149 estabelecimentos agropecuários, que produziam aproximadamente 4.373 toneladas, numa área de 288 hectares rendendo para os produtores de mandioca do município aproximadamente R$ 1.800.000,00 tributável só no ano de 2018.

A AIMSC é uma Associação do sul catarinense formada por processadoras de mandioca que produzem principalmente polvilho azedo e farinha de mandioca. Foi fundada em 20 de setembro de 2004 com a finalidade de buscar linhas de financiamentos mais atrativas às Agroindústrias, licenciamento ambiental e melhores preços aos produtores.

Para a associação, a mandioca foi eleita pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o alimento do século 21, por ser uma raiz tuberosa originária da América do Sul, conhecida de maneiras diferentes em várias regiões do Brasil. É um alimento rico em potássio e fibras, além de ser uma ótima fonte de vitamina C, folato, saponinos e resveratrol. Versátil, a mandioca é soberana na culinária brasileira, entre seus derivados, a farinha reina na cozinha sertaneja e acompanha desde o feijão até a carne-seca, passando por pratos de cozidos, entre outras parcerias deliciosas.

Entre os maiores produtores de polvilho de São João do Sul estão a Fecularia Boa União responsável pelo Polvilho Ouro Sol de Remi Scheffer Borba que desde 1979 continua comprando, produzindo, industrializando e embalando polvilho. Atualmente conta com 12 funcionários e no tempo da safra chega a 20 trabalhadores permanentes em Três Coqueiros. Também se destaca a Aiapuá Amidos que trabalha com produção de amidos e féculas em Querência, São João do Sul.   

COOPERSULCA, A TRADIÇÃO DE UM PRODUTO COM A FORÇA DO COOPERATIVISMO Anterior

COOPERSULCA, A TRADIÇÃO DE UM PRODUTO COM A FORÇA DO COOPERATIVISMO

ARROZ TEM A MAIOR ÁREA PLANTADA DE SÃO JOÃO DO SUL Próximo

ARROZ TEM A MAIOR ÁREA PLANTADA DE SÃO JOÃO DO SUL

Deixe seu comentário