logo RCN

MANHÃ DE CAMPO DA CULTURA DO MILHO

Evento em São João do Sul foi realizado pela Epagri e Uneagro.

A Manhã de Campo ocorreu no dia 19 de abril, na comunidade de Nova Fátima, em São João do Sul, na propriedade do agricultor Aldoir Hahann Marinho e família. O evento realizado pelos Escritórios Municipais da Epagri de São João do Sul e Praia Grande com apoio da Uneagro relatou aos agricultores sobre adubação verde e plantio direto, variedades de polinização aberta, seleção de plantas para obtenção de sementes e armazenamento de sementes.

O engenheiro-agrônomo João Armando Neves dos Santos palestrou aos agricultores as possíveis espécies para serem utilizadas com adubação verde e plantio direto. Segundo o extensionista, "um bom plantio direto se inicia com um bom plantio convencional". Chamou a atenção dos agricultores sobre a importância da manutenção da cobertura vegetal e seus benefícios ao solo.

O engenheiro-agrônomo Diego Adílio da Silva lembrou aos agricultores sobre os tipos de milho, ou seja, o que é um híbrido, transgênico, variedades locais e crioulas e variedades de polinização aberta (VPA's). Aproveitou o momento para relatar sobre as características agronômicas das VPA's desenvolvidas pela Epagri, isto é, SCS154 Fortuna, SCS 155 Catarina e SCS156 Colorado. Ainda neste contexto, estimulou os produtores a realizarem experimentação do uso dessas variedades na culinária, citando o caso do município de Siderópolis, que desenvolveu receitas de macarrões feitas a partir dessas variedades.

No campo, onde a família Marinho implantou a Unidade de Observação da Epagri, o engenheiro-agrônomo e líder do projeto grãos no litoral sul catarinense, Douglas George de Oliveira, conversou com os agricultores sobre os critérios para seleção de plantas para obtenção de sementes. Chamou atenção sobre a divisão da área em talhões, aspectos agronômicos, como altura de planta, altura de inserção de espiga, espessura de colmo, entre outras, para se ter sementes para a safra subsequente.

O engenheiro-agrônomo Thiago Matujacki Koscrevic, conversou com os produtores sobre armazenamento de sementes e realizou uma demonstração aos agricultores utilizando terra diatomácea e vela, explicando os motivos para utilização destas técnicas para a promoção da longevidade das sementes, para que as mesmas sejam utilizadas na próxima safra.

Além dos assuntos abordados na Manhã de Campo, o evento promoveu a troca de experiências e saberes entre os agricultores.


HOSPITAL NOSSA SENHORA DE FÁTIMA  DE PRAIA GRANDE RECEBE EMENDA DO DEPUTADO PADRE PEDRO Anterior

HOSPITAL NOSSA SENHORA DE FÁTIMA DE PRAIA GRANDE RECEBE EMENDA DO DEPUTADO PADRE PEDRO

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA  REÚNE MAIS DE 300 PESSOAS EM MAMPITUBA Próximo

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA REÚNE MAIS DE 300 PESSOAS EM MAMPITUBA

Deixe seu comentário