MINISTÉRIO PÚBLICO INCENTIVA O ACOLHIMENTO FAMILIAR EM SANTA CATARINA |
MANHÃ DE CAMPO DA CULTURA DO MILHO

Evento em São João do Sul foi realizado pela Epagri e Uneagro.
A Manhã de Campo ocorreu no dia 19 de abril, na comunidade de Nova Fátima, em São João do Sul, na propriedade do agricultor Aldoir Hahann Marinho e família. O evento realizado pelos Escritórios Municipais da Epagri de São João do Sul e Praia Grande com apoio da Uneagro relatou aos agricultores sobre adubação verde e plantio direto, variedades de polinização aberta, seleção de plantas para obtenção de sementes e armazenamento de sementes.
O engenheiro-agrônomo João Armando Neves dos Santos palestrou aos agricultores as possíveis espécies para serem utilizadas com adubação verde e plantio direto. Segundo o extensionista, "um bom plantio direto se inicia com um bom plantio convencional". Chamou a atenção dos agricultores sobre a importância da manutenção da cobertura vegetal e seus benefícios ao solo.
O engenheiro-agrônomo Diego Adílio da Silva lembrou aos agricultores sobre os tipos de milho, ou seja, o que é um híbrido, transgênico, variedades locais e crioulas e variedades de polinização aberta (VPA's). Aproveitou o momento para relatar sobre as características agronômicas das VPA's desenvolvidas pela Epagri, isto é, SCS154 Fortuna, SCS 155 Catarina e SCS156 Colorado. Ainda neste contexto, estimulou os produtores a realizarem experimentação do uso dessas variedades na culinária, citando o caso do município de Siderópolis, que desenvolveu receitas de macarrões feitas a partir dessas variedades.
No campo, onde a família Marinho implantou a Unidade de Observação da Epagri, o engenheiro-agrônomo e líder do projeto grãos no litoral sul catarinense, Douglas George de Oliveira, conversou com os agricultores sobre os critérios para seleção de plantas para obtenção de sementes. Chamou atenção sobre a divisão da área em talhões, aspectos agronômicos, como altura de planta, altura de inserção de espiga, espessura de colmo, entre outras, para se ter sementes para a safra subsequente.
O engenheiro-agrônomo Thiago Matujacki Koscrevic, conversou com os produtores sobre armazenamento de sementes e realizou uma demonstração aos agricultores utilizando terra diatomácea e vela, explicando os motivos para utilização destas técnicas para a promoção da longevidade das sementes, para que as mesmas sejam utilizadas na próxima safra.
Além dos assuntos abordados na Manhã de Campo, o evento promoveu a troca de experiências e saberes entre os agricultores.

Deixe seu comentário