PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL ALERTA PARA TEMPORAIS ISOLADOS E CHUVA INTENSA ENTRE QUINTA E SEXTA-FEIRA |
MAPA VAI REFORÇAR FISCALIZAÇÃO DO ARROZ AO CONSUMIDOR

A pedido da Federarroz, será desencadeada uma ação nacional para verificar se a classificação condiz com a qualidade do produto no varejo.
O Ministério da Agricultura. Pecuária e Abastecimento (Mapa) vem realizando junto aos pontos de varejo a fiscalização da classificação vegetal de arroz. A primeira grande ação ocorreu no interior do Rio de Janeiro, mais precisamente na Região dos Lagos em municípios como Araruama, São Pedro da Aldeia e Cabo Frio. Durante as diligências, foram coletadas 17 amostras de arroz em produtos que apresentavam aparência suspeita. Do total, 30% das amostras coletadas apresentaram disparidade de qualidade em relação ao rótulo.
Conforme o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov) do Mapa, Fábio Florêncio Fernandes, a fiscalização de classificação do arroz e de outros produtos alimentícios é uma atividade regular realizada nos Estados, onde são verificadas a disparidade da qualidade do produto em relação à rotulagem declarada. "Geralmente, quando constatada, a qualidade é inferior à classificação. Isto se constitui em uma fraude econômica que faz com que o consumidor pague mais caro por um produto de baixa qualidade", salienta.

Deixe seu comentário