AGENTES DE SAÚDE DE PASSO DE TORRES PROMOVEM PALESTRA PARA A COMUNIDADE SOBRE COMBATE À DENGUE |
MEMORIAL DO CINEMA DE TORRES É INAUGURADO

Evento reuniu personalidades do meio cultural, autoridades e familiares de pessoas envolvidas com o cinema.
A inauguração do Memorial do Cinema de Torres foi realizada no dia 21 de janeiro, com início as 10:00h, e contou com um coquetel oferecido pelos proprietários, Carlos e Cármen Zanette, que convidaram autoridades, personalidades do meio cultural de Torres e também familiares de pessoas envolvidas com o cinema.
Torres recebeu mais um espaço cultural, o Memorial do Cinema de Torres. É um espaço permanente que mostra alguns aspectos da história do cinema da "Mais Bela Praia do Rio Grande do Sul". Aborda sobre as salas de cinemas, sobre as sessões itinerantes, e também de produções filmadas em terras torrenses.
O Memorial foi idealizado pelo Cine Torres, que contratou o Historiador Jaime Batista para fazer a pesquisa relativa à história do cinema local. Batista é autor do livro Sob as Lentes de Torres e é membro do Centro de Estudos Históricos de Torres e Região.
Também participaram do projeto, a Lithos Arquitetura, que se responsabilizou pelo designer do ambiente de exposição.
"O Memorial do Cinema de Torres é um presente que estamos dando aos torrenses", assim mencionou Cármen Zanetti, para os convidados, que apreciaram fotografias em uma linha do tempo, que conta os principais fatos, como a produção do filme Vento Norte de 1951, que foi o primeiro longa-metragem gaúcho sonorizado e todo filmado na Praia da Guarita. Nos painéis têm fotos antigas do Cine Ronda, o Cine SAPT entre outros. Junto aos painéis passa um vídeo com imagens de produções cinematográficas filmadas em Torres. Algumas peças do Museu Três Torres também estão expostas. É possível conferir mais conteúdo no site www.cinetorres.com.br.
Dentre os convidados estavam: Pedro Elias, um dos primeiros projecionistas de Torres, que trabalhou no Cine Torres, de Homero Gianatássio, e também no Cine Ronda; o ator Cláudio Romário, que trabalhou no filme Salário Mínimo; a secretária de Turismo, Carla Daitx; entre outros.
Apesar de ser de iniciativa privada, a visitação ao memorial é de livre acesso e fica nas dependências do Cine Torres, no Shopping Dunas. O Horário será sempre durante o funcionamento do cinema.





Deixe seu comentário