AGENTES DE SAÚDE DE PASSO DE TORRES PROMOVEM PALESTRA PARA A COMUNIDADE SOBRE COMBATE À DENGUE |
PREFEITO CARLOS SOUZA LUTA CONTRA O FECHAMENTO DA PRAIA ITAPEVA EM TORRES

Empresários, políticos e demais lideranças do município temem que o fechamento da Itapeva comprometa o sucesso da temporada em Torres.
Atendendo anseio popular, o prefeito de Torres (RS), Carlos Souza, em um de seus primeiros atos, se esforça para evitar o fechamento da praia Itapeva. Mesmo antes de tomar posse, Carlos promoveu uma reunião junto com lideranças políticas, empresariais e vereadores para discutir a ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal contra o município torrense.
Lideranças do município temem que o fechamento da Itapeva comprometa o sucesso da temporada. A praia faz parte de uma Unidade de Conservação do Parque Estadual da Itapeva.
Na reunião, a maior polêmica se referiu ao fato do atual plano de manejo da UC proibir o acesso de veículos apenas das 19:00h às 05:00h. A Prefeitura está encaminhando o que foi determinado pela decisão judicial, mas está juntando documentos para recorrer da decisão. A procuradoria do município elabora um agravo, recurso contra a decisão tomada pelo juiz neste processo.
Sempre houve o interesse da população de Torres em acessar a praia com veículos. Não há nada que circule a praia, como rua, orla ou calçadão, sendo que fica inviável para veranistas e moradores acessarem o local com crianças e demais itens de veraneio sem um veículo. Um abaixo-assinado circula pela cidade contra esta ação.
A praia tem 3,5 quilômetros de extensão e é bastante frequentada por turistas, principalmente os argentinos. As outras praias de Torres não absorvem o fluxo de pessoas que vão a Itapeva, ainda mais nesta época que a cidade chega a receber 300 mil pessoas em um fim de semana.
A ação civil pública decorre de uma licença da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). O despacho obriga a Prefeitura a colocar placas proibindo o ingresso de veículos particulares e ainda fiscalizar a entrada dos mesmos.

Deixe seu comentário