PT DE PRAIA GRANDE ELEGE PAULO SÉRGIO DOS SANTOS NA PRSIDÊNCIA DO DIRETÓRIO MUNICIPAL |
PRESENÇA DE LARVAS DO AEDES AEGYPTI DIMINUI EM TORRES

Mesmo com a diminuição é importante manter os cuidados para que não haja a proliferação das larvas do mosquito.
Dados do LIRAa - Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti, recentemente realizado em Torres (RS), apontam que ocorreu uma diminuição do número destes insetos no município. A informação é do biólogo Lasier França, coordenador da Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde comentando que neste método foram visitados todos os bairros da zona urbana por amostragem, um total de 1600 locais entre residências, prédios, comércio e terreno baldios.
Foram coletadas 98 amostras e destas, apenas cinco continham larvas do mosquito Aedes, encontradas nos seguintes bairros: Vila São João, Curtume, Igra, Getúlio Vargas e Praia Paraíso. Comparando com o último LIRAa, realizado em abril, "ficamos muitos felizes, pois naquele momento havíamos coletado mais de 90 amostras e 50% foram positivas para o Aedes. Por meio do Levantamento, foi reduzido em muito o número destes insetos em nosso município, tanto que éramos considerados um município de médio risco e agora recebemos o status de município de baixo risco para o Aedes aegypti". Ressalta Lasier
O biólogo alerta que "este quadro não significa que vencemos a batalha, pelo contrário, devemos ficar cada vez mais vigilantes porque agora, com o aumento da temperatura aliado pelas chuvas de verão, é criado o ambiente perfeito para proliferação do inseto. Por isto, os cuidados para evitar possíveis criadouros devem se intensificar. A única prevenção é não deixar com que o mosquito se prolifere", alerta. A ordem é não deixar água parada. Entre os cuidados, devem-se colocar areia em vasos de plantas, limpar as calhas do telhado e evitar deixar lixo espalhado, para não acumular água.

Deixe seu comentário