logo RCN
Saúde

SANTA CATARINA REGISTRA QUATRO CASOS SUSPEITOS DE FEBRE AMARELA

Três pacientes com casos investigados estiveram em Minas Gerais e um em Mato Grosso. No ano passado inteiro foram registrados seis casos suspeitos, mas todos foram descartados.

Apesar de Santa Catarina não registrar casos de febre amarela em humanos desde 1966 - último caso foi no Oeste de SC - a vacinação contra a doença é indicada para 100% da população dos 162 municípios catarinenses que integram a Área com Recomendação de Vacina contra Febre Amarela (ACRV).

O Estado conta com 72 mil doses da vacina disponíveis em salas de imunização. No ano passado, foram aplicadas 125,7 mil doses em catarinenses.

O superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Fábio Gaudenzi, explica que a grande preocupação é a reintrodução do ciclo em área urbana, com transmissão pelo Aedes aegypti, o mesmo mosquito que transmite dengue, zika e chikungunya. Atualmente, o Brasil tem registros apenas de febre amarela silvestre. Os últimos casos de febre amarela urbana (transmitida pelo Aedes aegypti) foram registrados em 1942, no Acre.

 "Sempre acaba tendo o risco de virar um ciclo urbano, porque o que importa é a presença do Aedes aegypti. Por exemplo, se você foi a qualquer lugar do País e se expôs ao vírus e volta para uma cidade que tenha Aedes aegypti, então pode completar o ciclo e começar o desenvolvimento da doença nas cidades. Você tem a circulação do vírus em área de mata, então o risco existe", destaca o superintendente.

QUEM DEVE SE VACINAR?

Todos os moradores dos 162 municípios catarinenses que integram a Área com Recomendação de Vacina contra a Febre Amarela (ACRV) e todas as pessoas que residem ou viajam para regiões silvestres, rurais ou de mata de qualquer um dos 3.530 municípios brasileiros considerados ACRV. Essas cidades são localizadas em todos os estados das regiões Norte e Centro Oeste; em Minas Gerais e no Maranhão e em alguns municípios do Piauí, Bahia, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Quem ainda não é vacinado e pretende viajar para essas áreas deve procurar um posto de vacinação pelo menos 10 dias antes da viagem.

As duas doses da vacina contra a febre amarela fazem parte do Calendário Nacional, sendo o esquema vacinal uma dose aos 09 meses de idade com reforço aos 04 anos. Para pessoas de 02 a 59 anos, a recomendação é de duas doses. Assim, a proteção está garantida para o resto da vida. Idosos, gestantes e lactantes devem ser avaliados previamente por médicos antes de serem vacinados.

CURSO DE ARTESANATO COM PINTURA EM TECIDO É REALIZADO EM SÃO JOÃO DO SUL Anterior

CURSO DE ARTESANATO COM PINTURA EM TECIDO É REALIZADO EM SÃO JOÃO DO SUL

C.T.G. PORTEIRA CATARINENSE PREPARA O XXIII RODEIO CRIOULO NACIONAL Próximo

C.T.G. PORTEIRA CATARINENSE PREPARA O XXIII RODEIO CRIOULO NACIONAL

Deixe seu comentário