logo RCN

SECRETÁRIO FALA DOS DESAFIOS DO ENSINO MÉDIO EM SC PARA 2017

Ensino em tempo integral 'passará por processo amplo de debate', disse. Ao Bom Dia Santa Catarina, Deschamps falou de 'gestão profissionalizada'.

O secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps, falou ao Bom Dia Santa Catarina sobre a reforma no ensino médio e a gestão profissionalizada da educação, entre outras questões. Segundo Deschamps, a escolha de diretores com planos de gestão escolar melhorou a participação de pais e alunos na escola. 

Em novembro, o governo do estado anunciou que, pela primeira vez, Santa Catarina terá escolas estaduais com ensino médio integral no próximo ano letivo. No total, 14 unidades aderiram ao programa. Nessas unidades, haverá quatro dias de aulas das 7h30 às 17h15 e um dia das 7h30 às 12h15, com as refeições na escola.

Segundo o secretário, a organização do ensino em tempo integral passará por um processo amplo de debate. "Vai passar pelo Conselho Nacional de Educação, onde estou presidente, pela Conselho Estadual de Educação. A Secretaria de Educação quer fazer um debate em Santa Catarina, semelhante ao que foi feito com a proposta curricular. O debate, dos estudantes está garantido nesta etapa ao longo de 2017", afirmou.

Em Santa Catarina, o modelo de ensino integral começará por um pequeno grupo de instituições. "Temos mais de 150 escolas em tempo integral, mas o modelo do novo tempo integral será com um grupo um pouco menor. Os modelos de implementação são um salto de qualidade no ensino. Os países que têm melhor desempenho nos rankings internacionais todos eles têm educação em tempo integral", disse.

Conforme Deschamps, a reforma do ensino médio contará com a participação dos alunos no debate. "O que foi feita agora é a mudança do marco legal, com ajustes na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) para que você possa fazer a flexibilização do ensino médio, a melhor articulação com a educação profissional, a formação integral do estudante, incluindo competências socioemocionais", disse.

Na avaliação do secretário, um dos obstáculos para a reforma do ensino médio é gestão educacional do país, que ainda é pouco profissionalizada. "O governador Raimundo Colombo definiu duas estratégias para melhorar a gestão da educação, a primeira delas é a escolha de diretores com plano de gestão, participação da comunidade, o que aumentou muito a presença dos pais nas escolas, além do cartão escolar, que já coloca o dinheiro diretamente à disposição da escola sem burocracia", explicou.

FONTE: http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/

ALESC DEVOLVE MAIS R$ 30 MILHÕES EM ECONOMIAS DO ORÇAMENTO DE 2016 Anterior

ALESC DEVOLVE MAIS R$ 30 MILHÕES EM ECONOMIAS DO ORÇAMENTO DE 2016

ENVELHECIMENTO DA FROTA FAZ VALOR DO IPVA FICAR 4,4% MENOR PARA 2017 Próximo

ENVELHECIMENTO DA FROTA FAZ VALOR DO IPVA FICAR 4,4% MENOR PARA 2017

Deixe seu comentário