CAMPANHA DE RECOLHIMENTO DE EMBALAGENS DE AGROTÓXICOS É REALIZADA EM MORRINHOS DO SUL |
TORRES PROMOVE DEBATE SOBRE A REDE DE CUIDADOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Representantes de diversos municípios do litoral norte gaúcho participaram do debate.
Dialogar sobre os territórios da infância e da adolescência na região foi o tema abordado na sexta-feira, 11 de novembro, durante o Fórum Pensando nos Espaços de Cuidados da Infância e Adolescência na Rede. Com o propósito de fortalecer o atendimento a esta clientela, profissionais da área de saúde, educação, assistência social, conselheiros tutelares e gestores municipais reuniram-se no Centro Municipal de Cultura durante todo o dia para mapear e reconhecer a Rede no território. O evento realizado em Torres (RS) contou também com a participação de representantes de municípios vizinhos como Capão da Canoa (RS), Pinhal (RS), Terra de Areia (RS), Três Cachoeiras (RS), Xangri-lá (RS) e Sombrio (SC).
Fernanda Martlos Líbio, ativadora da Rede de Torres e coordenadora da atividade, explica que o Fórum é uma das atividades planejadas pelos profissionais vinculados ao CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial) Renascer que participaram do intercâmbio com foco na saúde mental na Atenção Básica em Embu das Artes, município paulista. O projeto foi realizado em 2014 e 2015, vinculado ao projeto Engrenagens da Educação Permanente do Ministério da Saúde. A atividade foi desenvolvida das 08:00h às 17:30h.
Antes dos trabalhos, ocorreu a apresentação cultural do Projeto Crescendo com a Ginástica Rítmica Escolar com a participação de 14 meninas, procedentes das Escolas Zona Sul e Alcino Pedro Rodrigues, com a coordenação da professora Luciana Abel. Em seguida, o evento foi oficialmente aberto com a presença do secretário municipal da Saúde, Gerônimo Paludo; a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Juciane Pereira; e da ativadora da Rede de Torres.
Para o secretário da Saúde, é muito importante a iniciativa de se pensar saúde, ao invés de apenas realizar atendimentos. Ainda de acordo com os formadores da mesa, muitos colherão os efeitos da semente hoje plantada.
Rodas de conversa: Territórios da Infância e Adolescência e Redes de Promoção de Saúde e de Cuidado na Infância e Adolescência foram os temas das palestras da psicóloga Ana Carolina Rios Simoni, servidora da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, atuando na implementação da Rede de Atenção Psicossocial /Linha de Cuidado em Saúde Mental.
A ativadora da Rede, em Torres, Fernanda Mattos Libio abordou sobre os Espaços de Cuidado do município de Torres. Os efeitos do tempo no território de acolhimento das crianças e adolescentes da região foi um assunto bastante debatido pela palestrante Ana Carolina. Ela abordou a questão das redes sociais, território muito usado pelos adolescentes e que precisa receber o atendimento da Rede.

Deixe seu comentário