logo RCN

O COVID-19 VISTO POR UM AGENTE DE SAÚDE

Por Daniel Rodrigues, Enfermeiro responsável técnico e responsável pela Vigilância Epidemiológica de São João do Sul e monitor de Sala de Vacina do Estado de Santa Catarina

O Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do Coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Ele provoca a doença chamada de Coronavírus (COVID-19).

O período de incubação é o tempo que leva para os primeiros sintomas aparecerem desde a infecção por Coronavírus, que pode ser de 02 a 14 dias. De uma forma geral, a transmissão viral ocorre apenas enquanto persistirem os sintomas (replicação viral). É possível a transmissão viral após o desaparecimento dos sintomas, mas a duração do período de transmissibilidade ainda é desconhecida para o Coronavírus tendo em vista que é um novo agente etiológico.

Os sinais e sintomas do Coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Eles podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. No entanto, o COVID-19 ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença.

Os principais sintomas conhecidos até o momento são febre, tosse, coriza e a dificuldade para respirar.

As investigações sobre as formas de transmissão do coronavírus ainda estão em andamento, mas a principal disseminação se dá de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por gotículas respiratórias ou contato direto ou indireto com as mesmas. A transmissão do COVID-19 costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como, gotículas de saliva; espirro; tosse; catarro; contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão e contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o Coronavírus. Entre as medidas estão lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool (álcool em gel). É extremamente importante evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Evitar contato próximo com pessoas doentes e deve-se ficar em casa em isolamento quando estiver doente. Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar se possível com um lenço de papel e jogar no lixo. Outra medida importante é limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Este vírus deve mudar a cultura da população, em relação aos cuidados de higiene pessoal, principalmente em locais com aglomeração de pessoas. Acredito que haverá uma cultura antes do COVID-19 e outra após, em que muitas pessoas passarão a evitar o contato demasiado com pessoas em locais públicos, afim de evitar o contágio de novos vírus, ou até mesmo do próprio Coronavírus, visto que ainda não há uma vacina, e a previsão é de mais de 01 ano para a existência da mesma, tendo em vista que demanda estudo e testagem para eficácia.

O isolamento é extremamente necessário, só assim será possível evitar a disseminação em massa do Coronavírus. Para quem não puder ficar em casa por motivos econômicos, aconselho a se possível adquirir uma máscara N95, seguir os protocolos de higiene, mantendo sempre as mãos limpas e evitar o contato com olhos, boca e nariz. Caso tenha sintomas gripais, entre em contato com seu chefe e tente um acordo para que possa ficar em isolamento em sua casa até passar os sintomas.

Infelizmente acredito que as pessoas só vão entender a real proporção desse vírus quando acontecer algo com um conhecido próximo ou um familiar.

Nosso País deve ter o pico de casos entre 30 e 60 dias, onde infelizmente as mortes devem mais que triplicar e, em cerca de 120 dias, quando todos imaginarem que a "curva está achatando", com a diminuição de casos, um novo pico deve ocorrer, nas mesmas proporções...

Portanto, reforço a importância do isolamento social para quem puder, se possível aderir ao home office, e também procurar prazer em alguma atividade, visto que é importante também manter a mente sã, no combate a esta pandemia que estamos vivenciando.

A economia está sofrendo muito, mas o falido pode se recuperar, o falecido não.

GOVERNO ZERA IMPOSTOS DE PRODUTOS USADOS NO COMBATE AO CORONAVÍRUS Anterior

GOVERNO ZERA IMPOSTOS DE PRODUTOS USADOS NO COMBATE AO CORONAVÍRUS

O COVID-19 VISTO POR UM AGENTE DE SAÚDE Próximo

O COVID-19 VISTO POR UM AGENTE DE SAÚDE

Deixe seu comentário