logo RCN
Agência Alesc

SANTA CATARINA PASSA A CONTAR COM LEI QUE PROTEGE CÃES E GATOS COMUNITÁRIOS

Novas leis em SC criam diretrizes para o cuidado de animais comunitários e proíbem veículos de tração animal em áreas urbanas, ressalvadas atividades rurais.

Duas novas leis, aprovadas pela Alesc e sancionadas pelo Executivo no início deste ano, ampliam a proteção animal em Santa Catarina. Ambas são de autoria do deputado Marcius Machado (PL).

A primeira, Lei 19.726/2026, estabelece diretrizes para o reconhecimento e a proteção de cães e gatos comunitários — animais em situação de rua que não possuem tutor exclusivo, mas mantêm vínculos de dependência, cuidado e proteção com a comunidade onde vivem.

A normativa define como dever do Estado, em parceria com os municípios e a sociedade civil organizada, o cadastramento e a identificação desses animais, além da garantia de acesso a programas de vacinação. Também assegura o respeito à permanência dos cães nos locais em que tenham se estabelecido.

Conforme o autor, a regulamentação “fortalece ações de educação para a guarda responsável, a promoção da solidariedade comunitária e a valorização de práticas de cuidado que já ocorrem de forma espontânea em diversas cidades catarinenses”.

Proibição de veículos de tração animal
Já a Lei 19.719/2026, proíbe em todo o estado a circulação e a utilização de veículos de tração animal, a condução de animais com carga e o trânsito montado. Também fica vedada a realização de competições de arrasto de cargas sem o auxílio de rodas, sob o argumento de que essas práticas colocam em risco a saúde e a integridade física dos animais.

O texto traz exceções à regra para ações como cavalgadas tradicionalistas; a atuação da cavalaria montada por agentes da Segurança Pública; passeios em charretes e similares; serviços agropecuários no perímetro rural; além de atividades realizadas em Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), haras, festejos, rodeios, corridas de cavalos e procissões.

Em caso de descumprimento, estão previstas sanções, como a aplicação de multas. Os recursos arrecadados serão destinados ao Fundo Estadual de Proteção e Bem-Estar Animal.

SANTA CATARINA PASSA A CONTAR COM LEI QUE PROTEGE CÃES E GATOS COMUNITÁRIOS Anterior

SANTA CATARINA PASSA A CONTAR COM LEI QUE PROTEGE CÃES E GATOS COMUNITÁRIOS

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO JOÃO DO SUL DISPONIBILIZA KITS DE MATERIAL ESCOLAR PARA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL Próximo

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO JOÃO DO SUL DISPONIBILIZA KITS DE MATERIAL ESCOLAR PARA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL

Deixe seu comentário