AGENTES DE SAÚDE DE PASSO DE TORRES PROMOVEM PALESTRA PARA A COMUNIDADE SOBRE COMBATE À DENGUE |
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Comitê da Bacia do Rio Araranguá em parceria com entidades do sul catarinense, realizaram atividades em Criciúma, Nova Veneza, Siderópolis e Araranguá.
Utilizar o Dia Mundial da Água para reforçar o alerta, promovendo a conscientização do ser humano como agente que deve participar da preservação do líquido mais precioso do planeta Terra. É com esse objetivo que o Comitê da Bacia do Rio Araranguá realizou na quarta-feira, 22, inúmeras ações visando à educação ambiental em diversas cidades do sul catarinense.
As atividades aconteceram em Criciúma, Nova Veneza, Araranguá e Siderópolis. "É um dos dias mais importantes do ano para àqueles que, como nós, batalham diariamente pela preservação da água. Por isso, sempre em parceria com outras instituições da região, agradecemos à todos que participaram destes momentos tão especiais", ressalta o presidente do Comitê, Sérgio Marini.
Recuperação de áreas degradadas em Nova Veneza ?
Em Nova Veneza, através do projeto "Ingabiroba", foi realizada a plantação e distribuição de 200 mudas na comunidade de Picadão, com a participação das Escolas Municipais do Caravággio e Bairro Bortolotto. A ação aconteceu a partir das 09:00h, em parceria com a ADISI, Epagri, Secretaria de Educação e Fundação do Meio Ambiente. "Trabalharemos na recuperação de uma nascente, começando um processo que irá garantir água para nossos filhos e para as futuras gerações, ao fazer com que a água em abundância brote novamente", ressalta Marini.
Fortalecimento da educação ambiental em Araranguá
Através da distribuição de mudas, água e materiais educativos, em Araranguá o objetivo foi conscientizar ambientalmente a população que passa, diariamente, pela Praça Hercílio Luz, na área central da cidade.
A partir das 13:30h, a atividade foi colocada em prática por conta de uma parceria entre a Fundação do Meio Ambiente, SAMAE e IFSC. "A cidade tem como animal símbolo o boto, que só voltará a aparecer com mais frequência em nossa região a partir do momento em que pudermos oferecer água preservada, em boas condições. Por isso, a importância de abordamos o assunto com a comunidade", argumenta o vice-presidente do Comitê e diretor da FAMA, Luiz Leme.
Exposição de ações em Criciúma
Já em Criciúma, das 08:00h às 12:00h, teve distribuição de folders e cartilhas, bem como exposição e apresentação de trabalhos relativos à preservação das águas. O evento "A água: o recurso e a sua gestão", aconteceu no hall em frente Reitoria da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).
De acordo com a secretária do Comitê, coordenadora do laboratório de Geociências e Gestão de Recursos Hídricos da Unesc e professora, Yasmine de Moura da Cunha, a intenção foi marcar o dia como um lembrete. "Queremos chamar atenção para uma gestão participativa e integrada. A universidade também é parceira em projetos relacionados à preservação da água, por isso mostramos às várias pessoas que foram passar pelo local e que precisavam ser conscientizadas", completa.
Visitação na barragem de Siderópolis
Por fim, em parceria com a Casan, aos interessados em conhecer sua estrutura, a Barragem do Rio São Bento, em Siderópolis, esteve aberta para visitação das 09:00h às 16:30h.


Deixe seu comentário