logo RCN

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Comitê da Bacia do Rio Araranguá em parceria com entidades do sul catarinense, realizaram atividades em Criciúma, Nova Veneza, Siderópolis e Araranguá.

Utilizar o Dia Mundial da Água para reforçar o alerta, promovendo a conscientização do ser humano como agente que deve participar da preservação do líquido mais precioso do planeta Terra. É com esse objetivo que o Comitê da Bacia do Rio Araranguá realizou na quarta-feira, 22, inúmeras ações visando à educação ambiental em diversas cidades do sul catarinense.

As atividades aconteceram em Criciúma, Nova Veneza, Araranguá e Siderópolis. "É um dos dias mais importantes do ano para àqueles que, como nós, batalham diariamente pela preservação da água. Por isso, sempre em parceria com outras instituições da região, agradecemos à todos que participaram destes momentos tão especiais", ressalta o presidente do Comitê, Sérgio Marini.

Recuperação de áreas degradadas em Nova Veneza ?

Em Nova Veneza, através do projeto "Ingabiroba", foi realizada a plantação e distribuição de 200 mudas na comunidade de Picadão, com a participação das Escolas Municipais do Caravággio e Bairro Bortolotto. A ação aconteceu a partir das 09:00h, em parceria com a ADISI, Epagri, Secretaria de Educação e Fundação do Meio Ambiente. "Trabalharemos na recuperação de uma nascente, começando um processo que irá garantir água para nossos filhos e para as futuras gerações, ao fazer com que a água em abundância brote novamente", ressalta Marini.

Fortalecimento da educação ambiental em Araranguá

Através da distribuição de mudas, água e materiais educativos, em Araranguá o objetivo foi conscientizar ambientalmente a população que passa, diariamente, pela Praça Hercílio Luz, na área central da cidade.

A partir das 13:30h, a atividade foi colocada em prática por conta de uma parceria entre a Fundação do Meio Ambiente, SAMAE e IFSC. "A cidade tem como animal símbolo o boto, que só voltará a aparecer com mais frequência em nossa região a partir do momento em que pudermos oferecer água preservada, em boas condições. Por isso, a importância de abordamos o assunto com a comunidade", argumenta o vice-presidente do Comitê e diretor da FAMA, Luiz Leme.

Exposição de ações em Criciúma 

Já em Criciúma, das 08:00h às 12:00h, teve distribuição de folders e cartilhas, bem como exposição e apresentação de trabalhos relativos à preservação das águas. O evento "A água: o recurso e a sua gestão", aconteceu no hall em frente Reitoria da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).

De acordo com a secretária do Comitê, coordenadora do laboratório de Geociências e Gestão de Recursos Hídricos da Unesc e professora, Yasmine de Moura da Cunha, a intenção foi marcar o dia como um lembrete. "Queremos chamar atenção para uma gestão participativa e integrada. A universidade também é parceira em projetos relacionados à preservação da água, por isso mostramos às várias pessoas que foram passar pelo local e que precisavam ser conscientizadas", completa.

Visitação na barragem de Siderópolis

Por fim, em parceria com a Casan, aos interessados em conhecer sua estrutura, a Barragem do Rio São Bento, em Siderópolis, esteve aberta para visitação das 09:00h às 16:30h. 


PEDÁGIO DA BR-101 SERÁ DISCUTIDO NESTA SEXTA-FEIRA ( 24)  EM AUDIÊNCIA PÚBLICA EM SÃO JOÃO DO SUL Anterior

PEDÁGIO DA BR-101 SERÁ DISCUTIDO NESTA SEXTA-FEIRA ( 24) EM AUDIÊNCIA PÚBLICA EM SÃO JOÃO DO SUL

PEDÁGIO DE SÃO JOÃO DO SUL  SERÁ DISCUTIDO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA Próximo

PEDÁGIO DE SÃO JOÃO DO SUL SERÁ DISCUTIDO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA

Deixe seu comentário