MUITA MÚSICA, DANÇA E DIVERSÃO MARCARAM O ENCONTRO DA TERCEIRA IDADE AMIZADE DE PASSO DE TORRES |
EPAGRI UTILIZA SATÉLITES PARA REALIZAR MAPEAMENTO DA CULTURA DO ARROZ EM SANTA CATARINA

O Sul do Estado continua tendo as áreas com as maiores produções, com destaque para as mesorregiões de Araranguá, com 58.937 ha, seguido da mesorregião de Criciúma com 21.942 ha e Tubarão com 18.924 ha.
Com a segunda maior produção nacional, ficando atrás somente do estado do Rio Grande do Sul, Santa Catarina atualmente tem uma produção de 1,1 milhão de toneladas de arroz (safra 2019/2020), com uma área cultivada estimada em 143 mil ha. Dados estes coletados pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da EPAGRI (CEPA) através de métodos subjetivos, como é realizado também pelo órgão oficial, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que são realizados a cada 10 anos nos censos agrícolas.
Porém, através de um projeto liderado pelo doutor em Sensoriamento Remoto e eng. agrônomo Kleber Trabaquini, pesquisador do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (CIRAM), órgão vinculado à EPAGRI, e juntamente com técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) a área cultivada de arroz foi mensurada e atualizada utilizando imagens de satélite.
Os dados obtidos demonstram que a área cultivada de arroz no estado atualmente é de 149.683 ha, resultando numa diferença de aproximadamente 6 mil ha, quando comparado aos dados levantados anteriormente. Com o auxílio dos extensionistas da EPAGRI, os dados foram conferidos em campo e validados pelas imagens orbitais e, portanto, são considerados precisos para uso em futuros estudos de planejamento e monitoramento da cultura.
Em relação aos municípios, Turvo apresentou a maior área plantada, com 11.770 ha, seguido de Meleiro com 10.957 ha e Forquilhinha com 9.557 ha.
Os dez maiores produtores em área do estado de Santa Catarina podem ser visualizados na figura abaixo.

Deixe seu comentário