logo RCN

OS PERIGOS CAUSADOS PELAS QUEIMADAS NA REGIÃO

A região Sul de Santa Catarina e Litoral Norte do Rio Grande do Sul vem sofrendo com a seca que já acumula algumas semanas. No Rio Grande do Sul, a seca é a pior em 08 anos. A falta de chuvas volumosas, que em algumas regiões chega a 42 dias, aliada ao calor excessivo, já provoca prejuízos nas lavouras de soja, milho, fumo e nas pastagens para pecuária de corte e de leite.

Além do prejuízo nas lavouras, a seca favorece as queimadas em toda a região, sejam elas propositais ou acidentais. A queimada é uma prática primitiva da agricultura, destinada principalmente à limpeza do terreno para o cultivo de plantações ou formação de pastos, com uso do fogo de forma controlada que, às vezes, pode se alastrar e causar incêndios. Ainda existe a queima de lixo, que com a seca, dependendo da direção e intensidade do vento, ela se alastra facilmente, fugindo do controle.

Queimadas em Torres 

Em entrevista para a Rádio Maristela FM (106,1), na terça-feira, 20 de abril, o sargento do Corpo de Bombeiros de Torres, Edemir dos Santos Cardoso, afirmou que o problema das queimadas é recorrente na região, sendo que no município de Torres, as queimadas em acúmulo de lixo são as mais comuns, e que por conta da seca e dependendo da direção dos ventos ficam sem controle. O sargento ainda falou que foram registradas queimadas na última semana na Praia Real, Reserva da Itapeva e Vila São João, onde mesmo com o trabalho intenso da corporação, a queimada persiste por estar numa área de banhado, onde os focos foram controlados, porém o que queima neste momento está por baixo da terra, numa área de difícil acesso, com o tamanho de uns 4 campos de futebol. 

Ainda no dia 20 de abril, o Corpo de Bombeiros atendeu a um chamado no bairro Itapeva, onde 08 hectares de mata na reserva foram atingidos, local próximo a um depósito de gás. Segundo informações do tenente Fabrício de Freitas de Oliveira, também se tratou de queima de lixo, atingindo a mata. O depósito de gás foi removido a tempo pelo proprietário.

Ainda de acordo com informações, o Corpo de Bombeiros de Torres passou a contar com o auxílio de mais um caminhão com capacidade de 7 mil litros de água para auxiliar no combate de focos que seguem queimando desde o final de semana.

O prefeito de Torres, Carlos Souza, também usou recentemente as redes sociais para lamentar as queimadas na região. "Estive em vários locais e fiquei muito triste com o que vi, pessoas irresponsáveis que por negligência ou crime ambiental colocam a vida de outras pessoas em risco, além de causar diversos problemas à saúde", relatou.

De acordo com especialistas, a fumaça proveniente das queimadas pode afetar muito à saúde das pessoas, agravando doenças respiratórias, como asma, bronquite, rinite e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) - em alguns casos, ela pode até mesmo provocá-las em indivíduos sadios. Isso acontece porque as partículas presentes na fumaça são formadas de compostos químicos que, ao serem inalados, afetam o sistema respiratório, prejudicando as trocas gasosas (oxigênio/gás carbônico).


EPAGRI UTILIZA SATÉLITES PARA REALIZAR MAPEAMENTO DA CULTURA DO ARROZ EM SANTA CATARINA Anterior

EPAGRI UTILIZA SATÉLITES PARA REALIZAR MAPEAMENTO DA CULTURA DO ARROZ EM SANTA CATARINA

MORRINHOS DO SUL CANCELA A OLIMPÍADA RURAL COMUNITÁRIA Próximo

MORRINHOS DO SUL CANCELA A OLIMPÍADA RURAL COMUNITÁRIA

Deixe seu comentário