logo RCN
Secom/SC

PORTO DE IMBITUBA ATINGE NÚMEROS EXPRESSIVOS EM 2025 E CONSOLIDA PROTAGONISMO LOGÍSTICO EM SANTA CATARINA

O ano de 2025 marca um novo capítulo de excelência operacional para a SCPAR Porto de Imbituba. A autoridade portuária tem acumulado resultados expressivos que reforçam seu papel estratégico no cenário logístico nacional e internacional. Até junho, o porto registrou 162 atracações, com mais de 3,6 milhões de toneladas de cargas movimentadas, consolidando-se como um dos principais vetores de desenvolvimento da economia catarinense.

O desempenho positivo se deve, em grande parte, ao crescimento equilibrado em todos os modais de transporte marítimo: exportação, importação, cabotagem e transbordo. A importação lidera com 1,68 milhões de toneladas movimentadas no acumulado de 2025, seguida pela exportação com 1,45 milhão de toneladas. A cabotagem teve desempenho relevante, com 350,3 mil toneladas embarcadas e 93,7 mil desembarcadas, enquanto o transbordo segue em ascensão, com movimentação próxima de 41,3 mil toneladas.

A participação do contêiner e dos granéis sólidos mostra a robustez e a diversificação da pauta operacional do porto. As cargas mais relevantes em volume e crescimento foram o coque de petróleo, a hulha betuminosa, o sal, o farelo de milho e os contêineres, que juntos respondem por mais de 70% do total movimentado. O destaque fica por conta dos contêineres, que registraram um crescimento próximo de 5% em comparação ao mesmo período de 2024. Esse desempenho reforça a consolidação do Porto de Imbituba como uma alternativa estratégica para o transporte de cargas com maior valor agregado. Um dado relevante é que, atualmente, cerca de 180 contêineres transitam diariamente pelo porto via modal ferroviário, utilizando uma malha com mais de 164 km de extensão, que atravessa 14 municípios.

Na comparação com o histórico ano de 2024, que fechou com 8,31 milhões de toneladas e 329 atracações, os números de 2025 indicam que os resultados expressivos continuam e que a boa performance é um marco da autoridade portuária de Imbituba. Os meses de março e junho se destacaram como os mais movimentados do ano até o momento, com respectivamente mais de 705 mil toneladas e mais de 644 mil toneladas por mês. Além disso, 31 e 25 embarcações, correspondentemente, foram atendidas em cada um desses períodos.

Segundo o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Beto Martins, os resultados refletem “a consolidação de uma gestão técnica, aliada a investimentos estratégicos que reposicionam Imbituba como um polo logístico moderno e competitivo, com capacidade de atrair novos fluxos comerciais”.

“O desempenho do primeiro semestre reafirma nosso compromisso com a eficiência, sustentabilidade e integração logística. Os investimentos em infraestrutura e sistemas de gestão operacional, previstos ainda para este ano, devem acelerar a movimentação e ampliar a atratividade do porto para novos mercados”, destaca o diretor-presidente do Porto de Imbituba, Christiano Lopes.

Entre os planos para o segundo semestre de 2025, estão previstos novos projetos de recuperação e ampliação do molhe de abrigo e construção do Dolfim do Cais 2 e investimentos em tecnologia de rastreamento e digitalização dos processos. A expectativa da autoridade portuária é encerrar o ano com mais de 7 milhões de toneladas movimentadas.

Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Governo Federal), as operações de importação e exportação em Imbituba movimentaram mais de 800 milhões de dólares, neste primeiro semestre de 2025.

Além dos números operacionais, o impacto positivo do porto na economia local também merece destaque. Com o aumento da atividade, a geração de empregos diretos e indiretos tem impulsionado o setor de serviços e logística na cidade de Imbituba. Projetos de integração porto-cidade também estão em curso, fortalecendo a relação institucional com a comunidade e contribuindo para o desenvolvimento urbano sustentável.

O Porto de Imbituba vem se consolidando como uma alternativa ágil, eficiente e menos congestionada, atraindo operadores que buscam maior previsibilidade e redução de custos logísticos.

O segundo semestre de 2025 promete ainda mais avanços, com novas linhas de navegação previstas, navios maiores, expansão e fortalecimento das operações. A SCPAR Porto de Imbituba segue, assim, sua trajetória de crescimento sustentável e modernização, com foco em resultados e no desenvolvimento integrado da região Sul do Brasil.


Comunicação Social SCPAR Porto de Imbituba

EDUCAÇÃO DE SC CAPACITA MAIS DE 35 MIL PROFESSORES DURANTE SEMANA PEDAGÓGICA Anterior

EDUCAÇÃO DE SC CAPACITA MAIS DE 35 MIL PROFESSORES DURANTE SEMANA PEDAGÓGICA

MAIS DE 700 NOVOS BOMBEIROS MIRINS SÃO FORMADOS EM SANTA CATARINA Próximo

MAIS DE 700 NOVOS BOMBEIROS MIRINS SÃO FORMADOS EM SANTA CATARINA

Deixe seu comentário