logo RCN

PRODUÇÃO DE ARROZ DEVE CRESCER 5% EM 2017 NA REGIÃO

Produtores se mantêm otimistas quanto a produção e torcem para que o preço não despenque durante o período de colheita.

A safra do arroz já começou na região, com perspectivas de crescimento na produção. Para Diego Adílio, extensionista da Epagri de São João do Sul, o crescimento da produção de arroz deve ser 5%, maior que em 2016, quando os produtores colheram em média 140 sacas por hectare no município. "Pelo que estamos acompanhando com produtores de São João do Sul, este ano está sendo positivo para safra do arroz, sendo que o principal motivo para este otimismo está no cultivo da cultura, que desta vez, pouco sofreu com as doenças como o brusone, que na grande maioria das plantações foi controlada". Explica o engenheiro agrônomo.
Mesmo otimismo em relação a colheita também demonstra o produtor rural da comunidade de Glorinha, Juliano Dewes Bauer, "Eu tenho 150 hectares de arroz plantado e acredito que a produção deste ano será maior, pois o arroz veio mais forte, com menos doença, porém, acredito que haverá uma queda no valor comercializado da saca em relação ao ano passado", comenta o produtor.
A mesma perspectiva segue para a toda região sul catarinense, que com uma área plantada de 90 mil hectares, deve colher até o mês de abril 650 mil toneladas do grão.
Na região, o arroz é a cultura mais cultivada pelos produtores, seguida pelo maracujá e pelo fumo.

RIO GRANDE DO SUL DEVE COLHER MAIS 08 MILHÕES DE TONELADAS

Já no estado do Rio Grande do Sul, maior produtor do grão no País, responsável por 72% da produção do arroz brasileiro, com estimativa para 2017 de nove milhões de toneladas colhidas, aconteceu em Cachoeirinha entre os dias 16 e 18 de fevereiro a 27ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz.
No estado gaúcho a estimativa é de que a safra fique entre 8,3 e 8,4 milhões de toneladas (base casca), um volume muito próximo da média das cinco safras anteriores, sendo que foram plantados 1.099.098 hectares do grão.
De acordo com dados apresentados pelo Irga (Instituto Rio Grandense do Arroz), foram plantados em Torres 3.367 hectares de arroz, enquanto em Morrinhos do Sul foram 1.479 hectares e Mampituba 1.230 hectares.


COOPERJA INICIA COLHEITA DOS CAMPOS DE ARROZ

Com a safra de arroz a todo vapor, as atenções se voltam para a colheita dos campos de sementes certificadas de arroz, a qual iniciou na última semana na Cooperja. São 39 associados que trabalham neste segmento, em dez municípios de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Nesta safra a Cooperativa inscreveu no total quase 500 hecatares de campos de sementes de arroz no Ministério da Agricultura, distribuídos em 48 campos. A produção de sementes nessa safra será de 09 cultivares, nas categorias Certificada 1(C1) e Certificada 2(C2).
Para o engenheiro agrônomo da Cooperja, Célito Pescador Mezzari, este ano a qualidade das sementes promete ser destaque, devido a dois fatores em especial. "O clima favorável, que influenciou positivamente para o bom desenvolvimento das plantas de arroz. Assim como a dedicação dos produtores associados da Cooperativa, que priorizam uma lavoura limpa, sem a presença de plantas invasoras, e com excelente qualidade nas sementes", avalia Mezzari.
Um exemplo dessa realidade, é a família Chechetto, que há mais de 20 anos, se dedica à produção de sementes de arroz. "Esta é uma lavoura muito mais trabalhosa. Exige mais operações. Porém, o retorno é muito bom. Plantamos arroz, e podemos perceber que uma semente de qualidade, também reflete na qualidade do grão colhido. Temos grande responsabilidade, os produtores confiam no nosso trabalho", afirma o agricultor Fábio Pereira Chechetto.
A Cooperja tem dedicado esforços na produção de sementes certificadas de arroz de alta qualidade, pois isso irá refletir no bom desenvolvimento das próximas lavouras, aumentando assim, as chances de altas produtividades.


EPAGRI REALIZA OFICINA SOBRE SELEÇÃO  DE PLANTAS E FRUTOS Anterior

EPAGRI REALIZA OFICINA SOBRE SELEÇÃO DE PLANTAS E FRUTOS

MUNICÍPIO DE MAMPITUBA REALIZA 1º PEDAL DAS MULHERES Próximo

MUNICÍPIO DE MAMPITUBA REALIZA 1º PEDAL DAS MULHERES

Deixe seu comentário