SISTEMA PRISIONAL DO RIO GRANDE DO SUL SUPERA 10 MIL INSCRITOS NO ENCCEJA 2025 |
PROJETO LIXEIRA SUSTENTÁVEL

O projeto iniciou no último fim de semana, nos dias: 14 e 15 em Praia Grande.
Nos dias 14 e 15 de outubro na cidade de Praia Grande foi realizada a primeira ação do Projeto Lixeira Sustentável, que tem entre seus objetivos:
Realizar ações, à curto e longo prazo, de coleta de resíduos depositados de forma inadequada nas vias de acesso aos pontos turísticos da região dos Canyons;
Desenvolver ações, à curto e longo prazo, de sensibilização, conscientização e educação ambiental, bem como mobilizar a comunidade em prol de um ambiente mais limpo e saudável;
Estruturar, a médio e longo prazo, a implementação de lixeiras sustentáveis em pontos estratégicos e dar o destino correto aos materiais descartados, bem como conscientizar a população em geral, da importância da reciclagem.
As atividades iniciaram na manhã de sábado dia 14, com a faxina do Faxinal, contando com dezenas de voluntários de diversos setores da sociedade como: CDL, empresários, operadores de turismo, guias turísticos, patrocinadores do evento, entre outros. Os voluntários se dividiram em duas frentes. Enquanto um grupo descia a serra do Faxinal coletando o lixo descartado de forma irregular, o outro grupo se reuniu em frente ao Café da Serra onde realizaram um pedágio solidário visando coletar fundos para dar continuidade ao projeto, além da entrega das lixeiras veiculares e um trabalho de conscientização.
Já na tarde de domingo, dia 15 na praça São Sebastião, foram realizadas diversas atividades, como recepção do lixo eletrônico e latas de alumínio, com a participação da população e visitantes, que puderam prestigiar as apresentações de grupos de dança formados por crianças da comunidade. Ao lado do coreto foi exposto todo o lixo coletado na serra do Faxinal no dia anterior. Em discurso, o prefeito de Praia Grande Henrique Maciel, destacou a importância do projeto para a qualidade de vida dos moradores assim como também para a manutenção de um dos principais atrativos para os turistas que visitam a região, a biodiversidade da natureza que cercam os canyons.
De acordo com a idealizadora e coordenadora do projeto, Elisabete Zanfir, "somente juntar o lixo é paliativo, precisamos de um trabalho de conscientização, começando pelas crianças, envolvendo as escolas e a comunidade local, bem como mostrar para os turistas que nos visitam que a cidade está se preparando para bem recebê-los, tornando as ações uma mídia positiva para toda a região". Concluiu.
Os próximos passos do Projeto Lixeira Sustentável já estão sendo elaborados. O foco agora será trabalhar a educação ambiental nas escolas, desenvolvendo atividades com os alunos do ensino público visando despertar neles a consciência das boas práticas ambientais, como a separação do lixo dentro de casa e o descarte correto nas lixeiras.




Deixe seu comentário