AERONAVE DO SAER TRANSFERE MULHER COM AVC DO HOSPITAL DE PRAIA GRANDE PARA CRICIÚMA |
ADR PROMOVE CAPACITAÇÃO SOBRE MONITORAMENTO RÁPIDO DE COBERTURA VACINAL

-
Matéria e foto: Leneza Della Krás -
Até o dia 30 de novembro, todos os Municípios precisarão realizar em campo o Monitoramento Rápido de Cobertura Vacinal, com o objetivo de avaliar a situação da vacina das crianças e adolescentes que possuem entre 06 meses a 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade.
Para preparar os técnicos de imunização dos Municípios do Extremo-Sul Catarinense quanto ao Monitoramento, que está sendo realizado em nível nacional, a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá sediou um encontro de capacitação na tarde de segunda-feira, 13.
As informações foram repassadas pela enfermeira Chaiane Natividade de Souza Gonçalves, técnica da Gerência de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES). "Cada Município será dividido em lotes, onde é realizado um sorteio de algumas áreas, contemplando em cada uma das cidades 25 entrevistas. Os técnicos irão de casa em casa, onde irão verificar as cadernetas vacinais da criança ou do adolescente, se estão em dia ou não. Nos casos em que a vacina não está em dia, o técnico já irá realizar a imunização necessária e informar no sistema online os motivos que levaram o atraso vacinal", orienta.
Chaiane explica ainda que no caso de o adolescente estar com atraso em alguma vacina, mas não estava em casa no momento da entrevista, será orientado para que a família procure uma unidade de saúde mais próxima de sua residência para colocar em dia a caderneta.
O enfermeiro Nilo Humberto de Souza, do setor de imunização da Gerência Regional de Saúde de Araranguá, destaca que o monitoramento irá revelar a cobertura atual e servirá de base para o planejamento de ações específicas de campanhas nas faixas etárias que tenham baixos índices vacinais.

Deixe seu comentário