AERONAVE DO SAER TRANSFERE MULHER COM AVC DO HOSPITAL DE PRAIA GRANDE PARA CRICIÚMA |
PROJETO BENEFICIA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE PRAIA GRANDE

-
Matéria e foto: Leneza Della Krás -
21ª Gered obtém resultados positivos com a Educação de Jovens e Adultos na Comunidade Quilombola.
A comunidade São Roque, localizada no interior de Praia Grande, recebeu neste segundo semestre letivo a implantação do Projeto Quilombola, resultado de parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (SED), 21ª Gerência Regional de Educação (Gered Araranguá) e Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA).
São 26 alunos que possuem entre 24 e 55 anos de idade que recebem educação, alimentação e transporte escolar, viabilizados pelo Governo do Estado. As atividades acontecem provisoriamente no Centro Comunitário local, durante três vezes por semana e já geram resultados positivos.
Preocupada em atender as necessidades dos alunos, professores e também com intuito de prestar esclarecimentos sobre o projeto, a supervisora de articulação com os Municípios da 21ª Gered, Rosmere Macalossi e a integradora Glads Terezinha da Silva Farias, participaram de uma reunião no local na segunda-feira, 13, acompanhadas da direção do Ceja, representante da Associação da Comunidade e equipe inserida no projeto.
A supervisora da Gered destacou a felicidade expressada pelos alunos em seus depoimentos. "Eles estão muito felizes em poderem retornar para a escola, mas não querem apenas aprender os conteúdos curriculares, e sim acompanhar a evolução tecnológica. A maioria vive da agricultura e encontra dificuldade em lidar com alguns equipamentos e instrumentos mais modernos. Os alunos sentem-se muito importantes por estarem ali aprendendo", disse Rosmere.
Durante a reunião, foram apresentadas algumas dificuldades enfrentadas pelos alunos e solicitadas algumas modificações para o próximo ano letivo, cuja viabilidade será analisada, entre elas, que o projeto Quilombola seja transformado em UD (Unidade Descentralizada) ou mesmo agrupado à UD já existente no Município.
A gerente Regional de Educação da 21ª Gered, Celina Hobold da Rosa, falou sobre a importância da implantação e continuidade do projeto. "A instalação desta unidade de Educação de Jovens e Adultos é um grande passo para a defesa da cultura quilombola, além de levar instrução para àqueles que estão há muito tempo longe dos bancos escolares", concluiu.

Deixe seu comentário