logo RCN
Matéria e foto: Leneza Della Krás

PROJETO BENEFICIA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE PRAIA GRANDE

  • Matéria e foto: Leneza Della Krás -

21ª Gered obtém resultados positivos com a Educação de Jovens e Adultos na Comunidade Quilombola.

A comunidade São Roque, localizada no interior de Praia Grande, recebeu neste segundo semestre letivo a implantação do Projeto Quilombola, resultado de parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (SED), 21ª Gerência Regional de Educação (Gered Araranguá) e Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA).

São 26 alunos que possuem entre 24 e 55 anos de idade que recebem educação, alimentação e transporte escolar, viabilizados pelo Governo do Estado. As atividades acontecem provisoriamente no Centro Comunitário local, durante três vezes por semana e já geram resultados positivos.

Preocupada em atender as necessidades dos alunos, professores e também com intuito de prestar esclarecimentos sobre o projeto, a supervisora de articulação com os Municípios da 21ª Gered, Rosmere Macalossi e a integradora Glads Terezinha da Silva Farias, participaram de uma reunião no local na segunda-feira, 13, acompanhadas da direção do Ceja, representante da Associação da Comunidade e equipe inserida no projeto.

A supervisora da Gered destacou a felicidade expressada pelos alunos em seus depoimentos. "Eles estão muito felizes em poderem retornar para a escola, mas não querem apenas aprender os conteúdos curriculares, e sim acompanhar a evolução tecnológica. A maioria vive da agricultura e encontra dificuldade em lidar com alguns equipamentos e instrumentos mais modernos. Os alunos sentem-se muito importantes por estarem ali aprendendo", disse Rosmere.

Durante a reunião, foram apresentadas algumas dificuldades enfrentadas pelos alunos e solicitadas algumas modificações para o próximo ano letivo, cuja viabilidade será analisada, entre elas, que o projeto Quilombola seja transformado em UD (Unidade Descentralizada) ou mesmo agrupado à UD já existente no Município.

A gerente Regional de Educação da 21ª Gered, Celina Hobold da Rosa, falou sobre a importância da implantação e continuidade do projeto. "A instalação desta unidade de Educação de Jovens e Adultos é um grande passo para a defesa da cultura quilombola, além de levar instrução para àqueles que estão há muito tempo longe dos bancos escolares", concluiu.

ADR PROMOVE CAPACITAÇÃO SOBRE MONITORAMENTO RÁPIDO DE COBERTURA VACINAL Anterior

ADR PROMOVE CAPACITAÇÃO SOBRE MONITORAMENTO RÁPIDO DE COBERTURA VACINAL

Próximo

IDOSOS BENEFICIÁRIOS DO BPC SÃO CONVOCADOS PARA RECADASTRAMENTO E INSCRIÇÃO NO CADÚNICO

Deixe seu comentário